Atrofia muscular em cães
top of page

Atrofia muscular em cães

Atualizado: 23 de jan.

Condição comum em cães idosos, a atrofia muscular ocorre quando há enfraquecimento e perda do volume muscular devido à diminuição do tamanho das células musculares.


Em cães com problemas articulares, tais como: displasia coxofemoral, displasia de cotovelo, ruptura de ligamento cruzado cranial, luxação de patela e pacientes submetidos à cirurgia, a atrofia muscular está presente com frequência, uma vez que os pacientes poupam o membro acometido pela doença devido à dor e ao desconforto, deslocando o peso para os membros saudáveis.


Etiologia (causa)


Existem três tipos mais comuns de atrofia muscular em cães:


1) Atrofia por desuso:


Ocorre como consequência da falta de atividade do tecido muscular, esse tipo de atrofia é a mais comum e geralmente afeta cães sedentários, idosos ou ocorre de forma secundária a alguma doença ortopédica, como citado anteriormente.


2) Atrofia muscular neurogênica:


Esse tipo de atrofia muscular ocorre por lesão em algum nervo que se conecta ao músculo, sendo uma forma mais severa e repentina de atrofia. Ocorre por exemplo, em caso de neoplasias de origem nervosa.


3) Doença imunomediada.


Esse tipo de atrofia muscular acontece como consequência de uma resposta imunomediada do organismo, que atua contra as próprias fibras musculares, como ocorre na miosite dos músculos mastigatórios.


Tratamento


Em atrofias por desuso, o principal objetivo no tratamento da atrofia muscular é causar a hipertrofia, uma vez que a musculatura saudável permite ao paciente sobrecarregar menos o tecido ósseo e articular danificado.


Nos casos mais comuns de atrofia muscular, a prática de exercícios físicos direcionados por meio de fisioterapia veterinária permitem a recuperação da musculatura, sendo a hidroterapia indicada com frequência para esses casos. O tratamento com eletroestimulação também pode ser realizado para esses pacientes.

A mudança da dieta tem uma importante função no ganho muscular de pacientes atrofiados por desuso.


Em casos de atrofia muscular por doença imunomediada, o tratamento pode ser realizado através do uso de imunossupressores.


Referências bibliográficas


Fantinati, Marco & Priymenko, Nathalie. (2019). Global and localized muscle atrophy score for dogs and cats.


Sobre o autor

Felipe Garofallo é médico-veterinário (CRMV/SP 39.972), especializado em ortopedia e neurocirurgia de cães e gatos e proprietário da empresa Ortho for Pets: Ortopedia Veterinária e Especialidades. Agende uma consulta pelo whatsapp (11)91258-5102.

1.895 visualizações2 comentários

Posts recentes

Ver tudo

Que tal receber grátis mais artigos incríveis como esse?

Obrigado(a)!

bottom of page