top of page

Hidroterapia para cães

Atualizado: 23 de jan.

A hidroterapia é um tipo de terapia que submete os cães ao uso da esteira aquática aquecida, permitindo que esses animais apoiem com menos impacto com o auxílio da água.


Indicação


Essa terapia apresenta excelente benefícios para pacientes em recuperação de cirurgias ortopédicas, assim como pacientes acometidos por doenças articulares, como a osteoartrite e a osteoartrose.


A água auxilia o fortalecimento muscular desses pacientes, uma vez que a maioria dos cães apresentam musculatura atrofiada devido ao desuso do membro acometido. Além disso, a terapia com água apresenta um efeito relaxante e promove o alívio da dor.


Durante o uso da esteira aquática para reabilitação dos cães, a velocidade da esteira e profundidade da água podem ser controladas. Além disso, a esteira permite o acompanhamento do movimento pelas laterais do vidro pelo médico-veterinário fisiatra.


A hidroterapia também é uma excelente ferramenta para reabilitar os pacientes com problemas musculares, ligamentares e tendíneos.


Outro benefício importante da esteira aquática para cães é auxiliar na redução do peso e no combate à obesidade nos cães, doença extremamente prejudicial para animais acometidos por problemas ortopédicos.


Na Ortho for Pets, clínica especializada em ortopedia, as sessões de hidroterapia duram cerca de 30 minutos, e é bem aceita pela maioria dos pacientes, visto que sempre utilizamos brinquedos e petiscos como incentivo e reforço positivo.


O número de sessões são determinadas por nossa veterinária fisiatra e variam de acordo com a necessidade de reabilitação de cada caso, mas geralmente variam entre 8 e 10 sessões.


Lesões agudas geralmente exigem um programa de tratamento mais curto, enquanto um plano mais longo e menos intensivo pode ser mais adequado para animais de estimação com problemas crônicos.


Em caso de interesse no tratamento com hidroterapia, entre em contato com nossa equipe pelo whatsapp (11)91258-5102 para consultar e estabelecer um plano de tratamento para o seu pet.


Referências bibliográficas


Houlding, Barbara. (2011). Canine hydrotherapy: Where are we now?. The Veterinary record. 168. 405-6. 10.1136/vr.d2383.


Waining, Mark & Young, Iain & Channon, Sarah. (2011). Evaluation of the status of canine hydrotherapy in the UK. The Veterinary record. 168. 407. 10.1136/vr.c6842.


Sobre o autor

Felipe Garofallo é médico-veterinário (CRMV/SP 39.972), especializado em ortopedia e neurocirurgia de cães e gatos e proprietário da empresa Ortho for Pets: Ortopedia Veterinária e Especialidades. Agende uma consulta pelo whatsapp (11)91258-5102.

79 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


Que tal receber grátis mais artigos incríveis como esse?

Obrigado(a)!

bottom of page