top of page
Buscar

Infiltrações de ácido-hialurônico para cães com osteoartrose

Atualizado: 23 de jan.

Terapia com injeção intra-articular de ácido-hialurônico pode auxiliar na dor e melhorar o movimento de cães acometidos com osteoartrite e osteoartrose.

Na Ortho for Pets, clínica veterinária especializada em ortopedia veterinária em São Paulo, as infiltrações com ácido-hialurônico são um procedimento de rotina para cães com osteoartrite e osteoartrose.


A artrose, ou osteoartrose, é a degeneração progressiva e irreversível das articulações e ocorre à medida que o animal envelhece.


Essa doença ocorre por consequência de alguma incongruência da superfície articular, estresse articular, uso excessivo da articulação ou como resultado de alguma lesão traumática.


Doenças e condições como luxação de patela, displasia coxofemoral, displasia de cotovelo, osteocondrite dissecante podem levar os pacientes a apresentarem artrose de forma precoce.


O que é o ácido hialurônico?


O ácido-hialurônico é uma substância semelhante a um gel, e pertence ao grupo dos glicosaminoglicanos. Essa substância tem como principal função "lubrificar" as articulações, melhorando também a absorção dos choques e impactos articulares.


Nos animais, o ácido hialurônico está presente em diferentes locais do corpo, mas principalmente no líquido sinovial (líquido que existe em articulações como joelho, cotovelo, ombro, etc). Conforme o cão envelhece, há menor produção de ácido hialurônico.


O ácido-hialurônico tem a capacidade de ligação com a água, formando uma estrutura gelatinosa.


O uso de suplementação oral favorece a produção de ácido hialurônico, porém, o HA também pode ser aplicado de forma injetável diretamente na articulação acometida pela osteoartrose.


Existem vários tipos de ácido-hialurônico?


O ácido-hialurônico injetável é fabricado sinteticamente. Existem dois tipos, que diferem no peso molecular: o de alto e baixo peso molecular. Entre ambos, o ácido-hialurônico de alto peso molecular se assemelha mais ao líquido sinovial dos cães e apresenta melhores resultados para a diminuição da dor articular e melhora na mobilidade.


Em quanto tempo os pacientes apresentam melhora?


Em geral, os pacientes apresentam melhora em quatro e oito semanas em relação a dor, claudicação e aumento da amplitude de movimento após a infiltração.


Os efeitos da aplicação podem começar a diminuir após 6 meses, embora possam durar por mais tempo. É comum pacientes realizarem várias aplicações, sob sedação leve.


As aplicações de ácido-hialurônico em cães apresentam efeitos colaterais?


As aplicações não costumam apresentar efeitos colaterais, embora dores locais e inchaço possam ocorrer após a aplicação.


O ácido-hialurônico pode ser aplicado com outras terapias?


A injeção de ácido-hialurônico também pode ser utilizado em conjunto com outras terapias, como o ozônio ou as células-tronco.


Referências bibliográficas


Carapeba, Gabriel & Cavaleti, Poliana & Nicácio, Gabriel & Brinholi, Rejane & Giuffrida, Rogério & Cassu, Renata. (2016). Intra-Articular Hyaluronic Acid Compared to Traditional Conservative Treatment in Dogs with Osteoarthritis Associated with Hip Dysplasia. Evidence-Based Complementary and Alternative Medicine. 2016. 1-10. 10.1155/2016/2076921.


Siqueira Silva Júnior, José & Rahal, Sheila & Santos, IFC & Martins, David & Michelon, Fernanda & Mamprim, Maria & Mitalli Tomacheuski, Rubia & Correia, Luiz. (2020). Use of Reticulated Hyaluronic Acid Alone or Associated With Ozone Gas in the Treatment of Osteoarthritis Due to Hip Dysplasia in Dogs. Frontiers in Veterinary Science. 7. 265. 10.3389/fvets.2020.00265.


Sobre o autor

Felipe Garofallo é médico-veterinário (CRMV/SP 39.972), especializado em ortopedia e neurocirurgia de cães e gatos e proprietário da empresa Ortho for Pets: Ortopedia Veterinária e Especialidades. Agende uma consulta pelo whatsapp (11)91258-5102.

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page