top of page

Teste de compressão tibial em cães

Atualizado: 23 de jan.

O teste de compressão tibial é um exame clínico realizado em cães com suspeita de ruptura do ligamento cruzado cranial (LCC), que é uma das lesões mais comuns no joelho dos cães.


O teste envolve a aplicação de pressão na tíbia, a fim de avaliar a estabilidade articular do joelho.


O veterinário aplica uma pressão na tíbia com o dedo indicador da mão esquerda, e com a mão direita realiza extensão da articulação tíbio-társica.


Se o joelho do cão estiver instável e houver um movimento cranial da tíbia em relação ao fêmur, empurrando para cranial o dedo da mão esquerda, o teste é indicativo de ruptura ou insuficiência do LCC.


Assim como no "sit test", o teste de compressão tibial deve ser associado ao teste de gaveta e para confirmar a ruptura do LCC em cães.


Referências bibliográficas


Slocum B, Slocum TD. Tibial plateau leveling osteotomy for repair of cranial cruciate ligament rupture in the canine. Vet Clin North Am Small Anim Pract. 1993;23(4):777-95.


Muir P, Schwartz Z, Malek S, et al. Comparison of tibial plateau angle measurements in dogs with and without cranial cruciate ligament rupture. Vet Surg. 2008;37(4):312-317.


Sobre o autor

Felipe Garofallo é médico-veterinário (CRMV/SP 39.972), especializado em ortopedia e neurocirurgia de cães e gatos e proprietário da empresa Ortho for Pets: Ortopedia Veterinária e Especialidades. Agende uma consulta pelo whatsapp (11)91258-5102.

653 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


Que tal receber grátis mais artigos incríveis como esse?

Obrigado(a)!

bottom of page