O "sit test" é um teste clínico realizado em cães com suspeita de ruptura do ligamento cruzado cranial (LCC), que é uma das lesões mais comuns no joelho dos cães.
O teste consiste em pedir ao cão para sentar e, em seguida, observar a posição do membro pélvico afetado.
Se o cão não conseguir apoiar o membro no chão enquanto estiver sentado, ou se o cão sentar com o membro pélvico aberto para o lado, é um indicativo de que o LCC pode estar rompido ou insuficiente. Isso ocorre porque o ligamento rompido não é capaz de manter a estabilidade do joelho durante o movimento de sentar, aliviando também o desconforto.
No entanto, é importante ressaltar que o "sit test" não é suficiente para confirmar a ruptura do LCC, sendo necessário realizar o exame clínico completo, para um diagnóstico preciso através do teste de gaveta e o teste de compressão tibial.
A avaliação radiográfica também permite a avaliação do deslocamento cranial da tíbia em relação ao fêmur, embora o diagnóstico da insuficiência do ligamento cruzado cranial seja clínico.
O sit test é amplamente utilizado na prática veterinária há muitos anos como um método clínico simples para avaliar a função do joelho em cães com suspeita de LCC rompido.
Referências bibliográficas
De Angelis M. et al. 2016. A comparison of tibial plateau angle measurements in dogs with and without cranial cruciate ligament rupture using computed tomography. Vet Comp Orthop Traumatol. 29(5):375-80.
Pottenger AP, Egger EL. 1996. Comparison of tibial plateau angles in dogs with and without cranial cruciate ligament injuries. J Am Vet Med Assoc. 209(6):1265-7.
Sobre o autor
Felipe Garofallo é médico-veterinário (CRMV/SP 39.972), especializado em ortopedia e neurocirurgia de cães e gatos e proprietário da empresa Ortho for Pets: Ortopedia Veterinária e Especialidades. Agende uma consulta pelo whatsapp (11)91258-5102.
Comentários