Ortopedia Veterinária
top of page

Ortopedia veterinária

Atualizado: 23 de jan.

Ortopedia de pequenos animais é um das áreas com mais procura nas clínicas veterinárias.


Definição


A ortopedia é uma área de estudo dentro da medicina veterinária responsável pelo diagnóstico, prevenção e tratamento das lesões relacionadas à locomoção, as quais implicam no estudo de ossos, nervos, músculos, ligamentos, articulações e tendões.


O veterinário


Como os casos ortopédicos em clínicas veterinárias são muito comuns e podem ser bastante desafiadores, o veterinário especializado em ortopedia é o profissional ideal para ajudar quando o pet estiver em apuros com dificuldade de andar.


Esse profissional também será capaz de encontrar o foco de lesão mais facilmente através de um exame físico ortopédico completo, realizado no ato da consulta.


É o responsável pelas as cirurgias ortopédicas, uma vez que os procedimentos necessitam de materiais e instrumentais especiais, assim como o domínio sobre o uso desse tipo de equipamentos e técnicas.


Doenças


Entre as principais doenças e condições estudadas por um veterinário especializado em ortopedia de pequenos animais estão:


Um erro muito comum é a procura de pacientes com trauma torácico e facial para esse profissional, o qual trata do esqueleto axial (coluna) e membros.


Onde atuam esses profissionais


São várias as formas de atuação de um médico veterinário especializado em ortopedia, já que esse profissional pode atuar em consultórios, clínicas, hospitais privados e públicos. Além disso, existe a possibilidade do veterinário trabalhar com autônomo, ficando responsável, assim, pela montagem de sua própria clínica e captação de pacientes.


Integração com outras áreas

A ortopedia veterinária vem ganhando força com o avanço da medicina veterinária, e junto com a fisiatria e a medicina integrativa, buscam fornecer qualidade de vida e bem-estar para os pets.

Sobre o autor

Felipe Garofallo é médico-veterinário (CRMV/SP 39.972), especializado em ortopedia e neurocirurgia de cães e gatos e proprietário da empresa Ortho for Pets: Ortopedia Veterinária e Especialidades. Agende uma consulta pelo whatsapp (11)91258-5102.

182 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Que tal receber grátis mais artigos incríveis como esse?

Obrigado(a)!

bottom of page