top of page

Deslocamento cranial da eminência intercondilar em cães

Se você é tutor de um cão ou gato e recentemente recebeu um laudo de raio-x indicando "deslocamento cranial da eminência intercondilar da tíbia em relação aos côndilos femorais", é crucial entender o que isso pode significar para a saúde do seu pet. Este achado muitas vezes está associado à insuficiência ou ruptura do ligamento cruzado cranial (LCC), uma condição ortopédica que requer atenção especializada.



O deslocamento cranial da eminência intercondilar da tíbia em relação aos côndilos femorais em cães pode ser interpretado como uma manifestação de insuficiência do ligamento cruzado cranial (LCC).


Nessa condição, o LCC, um dos principais ligamentos estabilizadores do joelho dos cães, não consegue desempenhar adequadamente sua função de manter a estabilidade entre o fêmur e a tíbia durante os movimentos articulares.


Em termos mais simples, o LCC é incapaz de evitar o movimento anormal da tíbia em direção à parte superior do fêmur, resultando no deslocamento cranial da eminência intercondilar da tíbia. Essa condição é comumente associada a lesões ligamentares no joelho de cães, sendo uma das principais causas de claudicação e desconforto.


O diagnóstico da ruptura/insuficiência do ligamento cruzado cranial é clínico, e pode ser identificado no momento da consulta pelo veterinário especializado em ortopedia pelo teste de gaveta cranial. Em alguns pacientes, quando o teste torna-se difícil, seja pelo desconforto do paciente, forte musculatura ou agitação durante a avaliação, exames de radiografias, ultrassom articular ou a ressonância magnética podem ser solicitados, para confirmar o diagnóstico e avaliar a extensão da lesão.


Referências bibliográficas


Jerram, R & Walker, A. (2003). Cranial cruciate ligament injury in the dog: Pathophysiology, diagnosis and treatment. New Zealand veterinary journal. 51. 149-58. 10.1080/00480169.2003.36357.


Sobre o autor

Felipe Garofallo é médico-veterinário (CRMV/SP 39.972), especializado em ortopedia e neurocirurgia de cães e gatos e proprietário da empresa Ortho for Pets: Ortopedia Veterinária e Especialidades. Agende uma consulta pelo whatsapp (11)91258-5102.

78 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


Que tal receber grátis mais artigos incríveis como esse?

Obrigado(a)!

bottom of page