top of page

Necrose asséptica da cabeça do fêmur em cães da raça American Bully

Atualizado: 4 de abr.

A necrose asséptica da cabeça do fêmur é uma doença ortopédica que afeta cães, resultando na deterioração da cabeça do fêmur e da articulação do quadril. Apesar de ser uma condição comum em cães filhotes de raça pequena, temos observado um aumento preocupante de casos em American Bullys, uma raça que tem aumentado nos últimos anos.



Também conhecida como doença de Legg-Perthes ou necrose avascular da cabeça do fêmur, a necrose asséptica é uma necrose (morte celular) que ocorre na cabeça e no pescoço do fêmur em cães pequenos entre os 3 e 13 meses de idade, podendo ocorrer em apenas um dos membros pélvicos do cão (apresentação mais comum), ou em ambos.


A principal causa relatada é pela falta de suprimento sanguíneo da artéria circunflexa cranial, responsável por irrigar a região da cabeça e do colo femoral.



Essa falta de suprimento sanguíneo pela artéria ainda hoje não é completamente bem explicada, entretanto, há estudos que indicam que há influência de fatores hormonais, hereditários, de conformação anatômica, e de pressão dentro da cápsula articular.


Os American Bullys são conhecidos por sua estrutura musculosa e físico robusto, características que podem aumentar a pressão nas articulações, especialmente nos membros pélvicos. Essa pressão adicional pode desencadear a interrupção do suprimento sanguíneo pela artéria circunflexa cranial para a cabeça do fêmur, levando à necrose asséptica da cabeça do fêmur.

Além disso, a genética também desempenha um papel significativo. Certas linhagens podem ser mais suscetíveis a essa condição, destacando a importância da seleção cuidadosa de criadores responsáveis.

Os sintomas da necrose asséptica incluem claudicação, dor, rigidez nas articulações e, eventualmente, atrofia muscular na região afetada. O diagnóstico precoce é crucial, envolvendo exames radiográficos avançados para avaliar a extensão da doença.

O tratamento para esses pacientes pode envolver terapias medicamentosas, fisioterapia e a cirurgia de colocefalectomia ou de prótese total de quadril.

Devido a essa outras doenças, recomendamos consultas regulares para avaliação ortopédica, especialmente em American Bullys jovens. Referências bibliográficas


Lika, Erinda & Gjino, Paskal & Belegu, Majlinda & Duro, Sokol & Dimco, Elenica & Sherko, Esmeralda & Turmalaj, Luigj. (2012). Retrospective Study on the Treatment of Aseptic Necrosis of the Femoral Head in Dogs. Journal of Animal and Veterinary Advances. 11. 2930-2933. 10.3923/javaa.2012.2930.2933.


Sobre o autor

Felipe Garofallo é médico-veterinário (CRMV/SP 39.972), especializado em ortopedia e neurocirurgia de cães e gatos e proprietário da empresa Ortho for Pets: Ortopedia Veterinária e Especialidades. Agende uma consulta pelo whatsapp (11)91258-5102.


23 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Komentar


Que tal receber grátis mais artigos incríveis como esse?

Obrigado(a)!

bottom of page