Ostectomia da cabeça e colo femoral, excisão artroplástica da cabeça e colo femoral, excisão da cabeça e colo femoral.
Definição
A colocefalectomia é um procedimento cirúrgico que visa restaurar a mobilidade do cão, reduzindo a dor de uma articulação coxofemoral danificada, através da remoção da cabeça e o colo (pescoço) do fêmur.
Uma cirurgia de colocefalectomia restaura a mobilidade do quadril pois evita o atrito constante de uma articulação deslocada ou irregular.
Após a cirurgia, os músculos do membro pélvico seguram o fêmur no lugar e, com o tempo, o tecido cicatricial se forma entre o acetábulo e o fêmur para fornecer um amortecimento que é conhecido como uma "falsa articulação".
Embora essa articulação seja anatomicamente muito diferente de uma articulação do quadril normal, ela fornece mobilidade sem dor na maioria dos pacientes.
Indicação cirúrgica
A cirurgia de colocefalectomia é um procedimento comumente recomendado em cães de pequeno porte, especialmente aqueles que estão com o peso adequado.
Os cães ativos geralmente apresentam melhores resultados com colocefalectomia do que os cães menos ativos. A massa muscular desenvolvida através da atividade física ajuda a estabilizar a articulação, permitindo que o paciente recupere a mobilidade sem dor mais rapidamente do que os que realizam pouca atividade.
Por outro lado, os animais inativos tem menos massa muscular ao redor da articulação, tornando a articulação menos estável no pós-operatório e levando a um maior tempo de recuperação.
O objetivo principal da cirurgia de colocefalectomia é remover o contato osso com osso, restaurando a mobilidade sem dor. Os motivos mais comuns para indicar essa cirurgia incluem:
Fraturas envolvendo o quadril: Quando uma fratura envolve a articulação do quadril e não pode ser reparada cirurgicamente (devido a considerações do paciente ou financeiras para o tutor), uma colocefalectomia pode fornecer a melhor opção para uma mobilidade sem dor.
Luxação/subluxação do quadril (por trauma ou displasia grave do quadril): Em alguns casos, uma cabeça do fêmur deslocada (luxada), não pode ser realocada de forma fechada ou aberta (por correção cirúrgica). Nesses casos, a colocefalectomia poderá ajudar com a dor.
Artrose severa do quadril: Na artrose, a cartilagem que protege tanto a cabeça do fêmur quanto o acetábulo sofrem erosão, causando dor sempre que o quadril for movimentado.
A realização de um excisão de cabeça e colo femoral podem remover esse ponto de contato e aliviar a dor.
Doença de Legg-Perthes (também conhecida como necrose avascular da cabeça femoral). Essa doença faz com que o osso dentro da cabeça do fêmur comece a necrosar (morrer) em idade precoce. O osso entra em colapso devido a essas alterações degenerativas, causando dor intensa. A remoção da cabeça e colo femoral elimina a fonte de dor para o cão, uma vez que remove o atrito entre as partes ósseas.
Pós-operatório
Os cuidados com os cães que realizaram a colocefalectomia variam de acordo com as necessidades do paciente específico, mas em geral, a recuperação pode ser dividida em duas fases.
Nos primeiros dias de pós-operatório, o cão estará se recuperando do procedimento cirúrgico. Como ossos e músculos são incisados durante o procedimento, o foco nesse período será o controle da dor, sendo necessário a administração da medicação.
Durante os primeiros dias de pós-operatório, é recomendada a restrição das atividades, sendo importante restringir o espaço e evitar o acesso a locais altos.
A fase seguinte consiste em introduzir atividades físicas leves, o que trará benefícios após uma semana de cirurgia. Durante esse período de recuperação, o foco muda para a reconstrução da massa muscular e da força do paciente. A maioria dos cães apresenta sinais de recuperação completa aproximadamente seis semanas após a cirurgia. Nesse período, provavelmente ele poderá retomar suas atividades normais.
O retorno à função pode ser mais rápida nos cães com função normal até pouco antes da colocefalectomia, e pode ser mais lenta naqueles com problemas crônicos, devido à atrofia muscular.
Caso não ocorra melhora significativa em seis semanas após a cirurgia, a reabilitação por um programa de fisioterapia deve ser realizada. Além disso, quando iniciada logo após a retirada dos pontos, a fisioterapia auxilia também em uma recuperação mais rápida.
Prognóstico
A maioria dos cães se recupera totalmente após a cirurgia e recupera a função normal do membro afetado, entretanto, cães grandes e pesados possuem um prognóstico um pouco mais desfavorável.
Alguns cães com colocefalectomia podem ter o membro com uma amplitude de movimento levemente diminuída, assim como o comprimento do membro discretamente reduzido após a cirurgia.
Esses impactos são mínimos e tendem a não afetar a qualidade de vida em cães leves e com musculatura bem desenvolvida.
Referências bibliográficas
Yap, Fui & Dunn, Andrew & Garcia-Fernandez, Paloma & Brown, Gordon & Allan, Ross & Calvo, Ignacio. (2014). Femoral head and neck excision in cats: medium- to long-term functional outcome in 18 cats. Journal of feline medicine and surgery. 17. 10.1177/1098612X14556848.
Liska, William & Doyle, N & Marcellin-Little, Denis & Osborne, J. (2009). Total hip replacement in three cats: Surgical technique, short-term outcome and comparison to femoral head ostectomy. Veterinary and comparative orthopaedics and traumatology : V.C.O.T. 22. 505-10. 10.3415/VCOT-08-09-0087.
Sobre o autor
Felipe Garofallo é médico-veterinário (CRMV/SP 39.972), especializado em ortopedia e neurocirurgia de cães e gatos e proprietário da empresa Ortho for Pets: Ortopedia Veterinária e Especialidades. Agende uma consulta pelo whatsapp (11)91258-5102.
Bom dia , eu tenho uma cachorra ilhasa apso, de 2 anos, ela fez a cirurgia só de um lado direto, ela tem displasia, qdo fez o lado direito, por conta anestesia, quase perdi ela, agora tenho medo fazer o lado esquerdo ( tem o mesmo problema) e ela tb tem problema com a panela do joelho, sai muito do lugar, está fazendo acumputura e fisioterapia a 3 meses, como vou fazer do outro lado tenho muito medo tem tratamento sem ser cirúrgico?
Só com acumputura e fisioterapia , melhora?
Muito bom o artigo. Minha cachorra está na segunda semana pós cirurgia. Ainda não apoia o lado operado, mas já estamos fazendo caminhadas leves.
Olá! Minha cachorrinha operou há 3 anos, fez durante mt tempo fisioterapia mas ainda tende a mancar após exercício físico. Existe algum remédio/tratamento que ajude a diminuir essa dor? Ex: condroplex
Olá
Tenho um pitbull de 1 ano,porte grande pesa 39 kls,parou d andar cm a parte traseira,tem uns 15 dias levei no veterinário fizeram raio X e foi detectado disprasia e leve perca d movimentos na coluna L4 L5 L6,consegui q um cirurgião ortopédico avaliasse o raio X e ele falou q e caso cirúrgico ele falou q e colocefalectomia,estou preocupada por ele ser grande e pesado,e principalmente o valor da cirurgia,já gastei 2mil,agora n tenho dinheiro e nem cartão pra essa cirurgia,não sei oq faço,ele está cm muita dificuldade
Olá, nosso cão fez a cirurgia colocefalectomia dia 17/07. Estamos fazendo fisio, já está começando a apoiar a pata no chão. Mas bem de leve. Isso é um sinal positivo? Ele é da raça shitzu.
Estamos entrando na 5 semana pós cirurgia.
Seu artigo foi muito bom! Obrigado.