Sintomas de luxação de patela em cães

Sintomas de luxação de patela em cães

A luxação de patela é uma das principais causas de claudicação (mancar) dos membros pélvicos (traseiros) dos cães, e a principal causa do desenvolvimento inicial de artrite no joelho canino.

O que é a luxação de patela?

Atualmente, a luxação de patela não é mais considerada uma doença, mas um sinal clínico (sintoma) de deformidades ósseas no membro pélvico dos cães. A patela é um pequeno osso localizado no joelho, sendo responsável pela extensão normal da articulação.

Em alguns cães, a patela se desloca fora da tróclea (sua posição anatômica correta), causando a luxação.

A consequência da luxação de patela é a incapacidade do cão em estender adequadamente a articulação do joelho.

Quais os principais sinais de cães com luxação de patela?

A maioria dos animais com luxação de patela começa a mostrar sinais quando filhotes ou adultos jovens, embora o aparecimento de sinais em cães adultos também seja comum.

Animais com postura de “pernas arqueadas” são mais propensos a serem afetados pela luxação patelar.

Uma claudicação característica “saltitante” é frequentemente vista, onde os animais mancam por alguns passos e então rapidamente voltam ao normal e às vezes até fazem um "chute para trás" para colocar a patela no lugar novamente.

Alguns animais mancam continuamente e outros cães quando afetados pela luxação de patela em ambos os joelhos apresentam uma marcha rígida e desajeitada com joelhos que não se estendem de forma adequada.

A medida que a patela se move para dentro e para fora da tróclea, ocorre o dano da cartilagem da própria patela e da crista sobre a qual ela passa ao luxar.

O atrito causado pelo deslocamento da patela cauda dor, inflamação e desencadeia uma cascata de osteoartrite progressiva nos pacientes com luxação de patela, por isso, o tratamento cirúrgico é recomendado.

Referências

Di Dona, Francesco & Valle, Giovanni & Fatone, Gerardo. (2018). Patellar luxation in dogs. Veterinary Medicine: Research and Reports. Volume 9. 23-32. 10.2147/VMRR.S142545.

Bosio F, Bufalari A, Peirone B, Petazzoni M, Vezzoni A. Prevalence, treatment and outcome of patellar luxation in dogs in Italy. A retrospective multicentric study (2009–2014). Vet Comp Orthop Traumatol. 2017;30(5):364–370