Prótese de tróclea (PGR) para cães com luxação de patela
top of page

Prótese de tróclea (PGR) para cães com luxação de patela

Atualizado: 23 de jan.

Outro nome: Patellar Groove Replacement (PGR).


O que é a luxação de patela?


A patela (rótula) é um pequeno osso posicionado imediatamente abaixo do tendão de inserção do grupo de músculos do quadríceps.


A patela atua como uma polia durante a extensão normal da articulação do joelho. Ela desliza para cima e para baixo dentro de uma fossa na articulação, o sulco patelar.


Em alguns cães, a patela se desloca para fora desse sulco. A consequência dessa luxação é a incapacidade de estender adequadamente a articulação do joelho.


Além da claudicação causada pela deficiência mecânica do joelho afetado, há vários graus de dor e osteoartrite.


Confira nosso artigo completo sobre luxação medial de patela clicando aqui.


Indicação da técnica de PGR


O procedimento de substituição do sulco patelar (Patellar Groove Replacement ou PGR) é uma cirurgia de salvamento da articulação para cães com luxação de patela crônica e um processo avançado de osteoartrose.

A técnica é indicada para cães com luxação de patela crônica, onde o sulco troclear e a patela já possuam erosão da cartilagem articular e exposição do osso subcondral.


Quando isso ocorre, há um processo inflamatório e dor causados pelo atrito entre as superfícies articulares durante o movimento do joelho do cão.


O implante de PGR substitui o sulco patelar danificado e possui um revestimento que tem baixo atrito, reduzindo assim o processo inflamatório e a necrose térmica causada pelo atrito com a patela.


É importante ressaltar, porém, que deformidades angulares devem ser tratadas simultaneamente para o sucesso da técnica.


A técnica cirúrgica


Após o correto planejamento da cirurgia, no ato cirúrgico o sulco patelar original é removido com a serra oscilatória, conforme imagem abaixo:

Após a remoção do sulco, o template é utilizado para confirmar o tamanho correto da prótese e simular a posição correta da patela, conforme imagem abaixo:



A placa é então fixada com parafusos na posição correta:

A prótese é então fixada por impactação:


Ficou interessado(a) em uma cirurgia de PGR para o seu pet ou para um paciente? Entre em contato para uma avaliação.


Referências bibliográficas


1. Dokic, Z & Lorinson, D & Weighel, J & Vezzoni, Aldo. (2015). Patellar groove replacement in patellar Luxation with severe femoro-patellar osteoarthritis. Veterinary and comparative orthopaedics and traumatology : V.C.O.T. 28. 10.3415/VCOT-14-07-0106.


2. Kim, Yongrak & Park, Yunsik & Park, Jiyoung & Jeong, Seong & Lee, Haebeom. (2016). Bilateral Patellar Groove Replacement in a Dog with Iatrogenic Trochlear Groove Damage. Journal of Veterinary Clinics. 33. 295. 10.17555/jvc.2016.10.33.5.295.


Sobre o autor

Felipe Garofallo é médico-veterinário (CRMV/SP 39.972), especializado em ortopedia e neurocirurgia de cães e gatos e proprietário da empresa Ortho for Pets: Ortopedia Veterinária e Especialidades. Agende uma consulta pelo whatsapp (11)91258-5102.

880 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Que tal receber grátis mais artigos incríveis como esse?

Obrigado(a)!

bottom of page