Lesões musculares em cães
top of page

Lesões musculares em cães

Atualizado: 23 de jan.

As rupturas musculares em cães são lesões traumáticas que causam danos ao tecido muscular, e levam o paciente a apresentar dor e claudicação (mancar).


Etiologia (causa)

As rupturas musculares geralmente são causadas por trauma leve ou intenso, seja pelo alongamento excessivo durante a atividades física, como correr ou pular ou por danos maiores como fraturas ósseas ou lacerações externas. Sinais clínicos (sintomas) Os cães com lesões musculares geralmente apresentam dor à palpação da área lesionada, claudicação (mancar), inchaço do músculo e/ou hematomas na região. Em lacerações mais leves, os sinais podem ser difíceis de detectar.


As radiografias podem indicar aumento dos tecidos moles, porém em traumas leves ou alongamentos excessivos os exames podem não apresentar alterações. A avaliação da CK (creatina fosfoquinase), enzima muscular que aumenta no sangue em casos de trauma, poderá auxiliar no diagnóstico.

O exame de termografia também pode auxiliar no diagnóstico, indicando áreas com maior inflamação na região acometida. Tratamento

As rupturas musculares geralmente são tratadas com repouso, compressas frias e anti-inflamatórios não esteróides (AINEs) para reduzir a dor, o inchaço e a inflamação, sempre através da orientação prévia de um médico-veterinário. Nesses casos, bandagens de compressão leve podem ser usadas para auxiliar a diminuição do inchaço e auxiliar na restrição do movimento, dependendo do músculo acometido.


Além disso, a fisioterapia é extremamente benéfica na recuperação dos pacientes acometidos por lesões musculares.


Referências bibliográficas Nielsen, C & Pluhar, Grace. (2005). Diagnosis and treatment of hind limb muscle strain injuries in 22 dogs. Veterinary and comparative orthopaedics and traumatology : V.C.O.T. 18. 247-53. 10.1055/s-0038-1632962.


Sobre o autor

Felipe Garofallo é médico-veterinário (CRMV/SP 39.972), especializado em ortopedia e neurocirurgia de cães e gatos e proprietário da empresa Ortho for Pets: Ortopedia Veterinária e Especialidades. Agende uma consulta pelo whatsapp (11)91258-5102.

645 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Que tal receber grátis mais artigos incríveis como esse?

Obrigado(a)!

bottom of page