Uso da termografia para auxílio diagnóstico na ortopedia veterinária

Uso da termografia para auxílio diagnóstico na ortopedia veterinária

A termografia em cães e gatos pode auxiliar o diagnóstico de doenças ortopédicas.

O que é a termografia em cães?

A termografia é uma ferramenta diagnóstica não invasiva que mostra a distribuição de temperatura no corpo dos cães e gatos, permitindo localizar áreas de inflamação e dor.

Aqui na Ortho for Pets, centro especializado em ortopedia e neurocirurgia veterinária em São Paulo, utilizamos a termografia com frequência para auxiliar o diagnóstico de lesões ortopédicas durante as consultas e em sessões de fisioterapia veterinária.

Em muitos casos, é difícil a percepção do local exato de dor e inflamação em cães, principalmente nos animais que são mais resistentes à dor.

A termografia veterinária auxilia o diagnóstico, porém não substitui um exame físico bem feito pelo médico-veterinário, assim como não exclui a realização de outros exames complementares, tais como as radiografias.

Como funciona a termografia nos cães?

A imagem infravermelha mensura o calor na superfície corporal, e está relacionada diretamente com a circulação sanguínea na região. Os cães e gatos com dor e/ou inflamação terão aumento de calor nas áreas afetadas.

Essas mensurações são traduzidas em uma imagem chamada de termograma, e posteriormente analisadas pelos médicos-veterinários da Ortho for Pets para auxiliar o diagnóstico do paciente.

Os principais benefícios da termografia se aplicam por ser uma técnica não invasiva e livre de radiação. Além disso, não há necessidade de anestesia ou sedação.

A termografia também permite a avaliação da resposta do pet ao tratamento realizado, seja ele ortopédico ou fisioterápico, e permite também a detecção de problemas de forma precoce em até três semanas.

Pacientes ortopédicos com dor e inflamação por doenças ligamentares, tendíneas, entorses, tensões musculares, doenças articulares e de coluna podem se beneficiar com o uso da termografia para auxílio diagnóstico.

ALBUQUERQUE, Samyla & MARTINS, Orimacelio & de Aguiar, Ariel & SILVA, Lorena & PACHECO, Acácio & Pessoa, Lourdes & MAGGI, Luís & Souza, Soraia. (2021). Pelvic limb thermography in dogs submitted to different thermotherapy modalities. TURKISH JOURNAL OF VETERINARY AND ANIMAL SCIENCES. 45. 37-43. 10.3906/vet-2003-121.

Travain, Tiziano & Colombo, Elisa & Heinzl, Eugenio & Bellucci, Danilo & Prato-Previde, Emanuela & Valsecchi, Paola. (2014). Hot dogs: Thermography in the assessment of stress in dogs (Canis familiaris)—A pilot study. Journal of Veterinary Behavior: Clinical Applications and Research. 10. 10.1016/j.jveb.2014.11.003.