top of page

Sutura fabelo-tibial (fabelopexia)

Foto do escritor: Felipe GarofalloFelipe Garofallo

Atualizado: 17 de fev.

Técnica cirúrgica realizada para cães com ruptura do ligamento cruzado cranial.


Antes de começarmos nosso texto, você pode aprender um pouco mais sobre a ruptura do ligamento cruzado cranial clicando aqui.


Entre as técnicas cirúrgicas utilizadas para a estabilização do joelho de cães e gatos com ruptura do ligamento cruzado cranial, a técnica mais comum e menos invasiva é a sutura fabelo-tibial.


A sutura é realizada com fio de nylon espesso, geralmente do tamanho 1.


É uma técnica feita lateralmente ao joelho e por fora da articulação (está no grupo das técnicas extracapsulares).


O procedimento consiste em realizar uma sutura ao redor da fabela (o osso sesamóide localizado na parte distal do fêmur) e através de um pequeno orifício perfurado na frente da tíbia, confira na imagem abaixo:

Nessa técnica, o fio de nylon pode ser passado atrás da fabela com o auxílio de uma "agulha J".


Após o término do procedimento, a sutura fornece estabilidade articular, permitindo o movimento natural dentro da articulação.


Essa estabilidade permite que o corpo produza tecido fibroso, que se torna espesso ao redor da articulação como tecido cicatricial, para fornecer estabilidade a longo prazo para a articulação.


Isso é importante, pois a sutura de nylon irá romper ou enfraquecer com o tempo. O objetivo desse procedimento é substituir o ligamento, mas na parte externa da articulação e não na parte interna.


Portanto, esse procedimento geralmente não é recomendado para cães grandes e com sobrepeso (embora essa opinião possa divergir de acordo com o cirurgião), pois a falha prematura da sutura é uma possível complicação.


Referência bibliográfica


Trace, Crispian. (1983). A simple repair of the ruptured anterior cruciate ligament in the dog. Journal of the South African Veterinary Association. 53. 271-3.


Sobre o autor



Felipe Garofallo é médico veterinário (CRMV/SP 39.972), especializado em ortopedia e neurocirurgia de cães e gatos e proprietário da empresa Ortho for Pets: Ortopedia Veterinária e Especialidades. Agende uma consulta pelo whatsapp (11)97522-5102.

 
 
 

4 Comments


Dr. Meu American Bully fez esse procedimento e não melhorou. Voltou para outra cirurgia para retirada do fio porém não foi encontrado fio nenhum. Estava com fibrose e foi retirada de acordo com o cirurgião. Mas ainda está mancando (tem apenas 7 dias que operou). Ele precisará de outra cirurgia utilizando outra técnica ou pode voltar a andar normalmente sem o fio ?

Like
Replying to

Esse fio pode causar rejeição ?

Like

liliegster
May 27, 2023

Dr. Minha cachorrinha, pequena fez essa cirurgia pois teve rompimento nos dois joelhos, foram as duas perninhas....hoje com 40 dias, e ontem escutei ,enquanto ela andava escalava, é só andar um pouquinho mais rápido estala, escuto nitidamente.....será que laceou esse fio???

Qual sua opinião?

Like
Felipe Garofallo
Felipe Garofallo
Jan 25, 2024
Replying to

Olá! Recomendo que retorne ao cirurgião que fez a cirurgia para que ele possa realizar uma avaliação. Caso o fio tenha laceado, o veterinário irá realizar o teste de gaveta para avaliar se houve a quebra, geralmente nesses casos o cão também retorna a mancar. Porém, o estalo pode estar relacionado com a luxação da patela, caso ela tenha o problema junto com a ruptura do ligamento cruzado cranial.

Edited
Like

Que tal receber grátis mais artigos incríveis como esse?

Obrigado(a)!

Contato
Horário: Segunda à sexta, entre 11h e 18h. Sábados entre 10:00 e 14:00. 

Whatsapp: (11)97522-5102.
Endereço: Alameda dos Guaramomis, 1067, Moema, São Paulo, SP.

bottom of page