Técnica cirúrgica realizada para cães com ruptura do ligamento cruzado cranial.

Antes de começarmos nosso texto, você pode aprender um pouco mais sobre a ruptura do ligamento cruzado cranial clicando aqui.
Entre as técnicas cirúrgicas utilizadas para a estabilização do joelho de cães e gatos com ruptura do ligamento cruzado cranial, a técnica mais comum e menos invasiva é a sutura fabelo-tibial.
A sutura é realizada com fio de nylon espesso, geralmente do tamanho 1.
É uma técnica feita lateralmente ao joelho e por fora da articulação (está no grupo das técnicas extracapsulares).
O procedimento consiste em realizar uma sutura ao redor da fabela (o osso sesamóide localizado na parte distal do fêmur) e através de um pequeno orifício perfurado na frente da tíbia, confira na imagem abaixo:

Nessa técnica, o fio de nylon pode ser passado atrás da fabela com o auxílio de uma "agulha J".
Após o término do procedimento, a sutura fornece estabilidade articular, permitindo o movimento natural dentro da articulação.
Essa estabilidade permite que o corpo produza tecido fibroso, que se torna espesso ao redor da articulação como tecido cicatricial, para fornecer estabilidade a longo prazo para a articulação.
Isso é importante, pois a sutura de nylon irá romper ou enfraquecer com o tempo. O objetivo desse procedimento é substituir o ligamento, mas na parte externa da articulação e não na parte interna.
Portanto, esse procedimento geralmente não é recomendado para cães grandes e com sobrepeso (embora essa opinião possa divergir de acordo com o cirurgião), pois a falha prematura da sutura é uma possível complicação.
Referência bibliográfica
Trace, Crispian. (1983). A simple repair of the ruptured anterior cruciate ligament in the dog. Journal of the South African Veterinary Association. 53. 271-3.
Sobre o autor

Felipe Garofallo é médico veterinário (CRMV/SP 39.972), especializado em ortopedia e neurocirurgia de cães e gatos e proprietário da empresa Ortho for Pets: Ortopedia Veterinária e Especialidades. Agende uma consulta pelo whatsapp (11)97522-5102.
Dr. Meu American Bully fez esse procedimento e não melhorou. Voltou para outra cirurgia para retirada do fio porém não foi encontrado fio nenhum. Estava com fibrose e foi retirada de acordo com o cirurgião. Mas ainda está mancando (tem apenas 7 dias que operou). Ele precisará de outra cirurgia utilizando outra técnica ou pode voltar a andar normalmente sem o fio ?
Dr. Minha cachorrinha, pequena fez essa cirurgia pois teve rompimento nos dois joelhos, foram as duas perninhas....hoje com 40 dias, e ontem escutei ,enquanto ela andava escalava, é só andar um pouquinho mais rápido estala, escuto nitidamente.....será que laceou esse fio???
Qual sua opinião?