Buscar

Cuidados com o cão depois de uma cirurgia ortopédica

Atualizado: 1 de dez. de 2021

Cuidados pós-operatórios em cães

Para se obter sucesso no tratamento cirúrgico, os cuidados no período pós-operatório são essenciais, eles podem ser realizados tanto na internação, caso o tutor opte por mantê-lo internado, ou em casa.


O cuidado em casa é tão importante quanto o tratamento cirúrgico em si, uma vez que qualquer descuido poderá comprometer o resultado do procedimento como um todo.


Esse artigo ajudará você a prestar atenção nesses principais cuidados:


1) Repouso pós-operatório


Infelizmente os cães não entendem a necessidade de não exagerar na movimentação no período após a cirurgia, portanto, você deve mantê-lo em espaço reduzido nesse período, evite deixá-lo pular, correr, subir escadas, sem contato ou brincadeira com outros pets e sem acesso à rua.


Para os cães que não fazem as necessidades dentro de casa, o acesso a rua é permitido apenas com guia curta, em caminhadas lentas e em distâncias muito curtas. A atividade física excessiva leva a complicações graves, despesas adicionais e maior risco e desconforto para seu cão.


2) Cuidado com os pontos no período pós-operatório


Aqui no site, temos um artigo completo só de cuidados com os pontos no período pós-operatório, e você poderá acessá-lo clicando aqui.


3) Colar elizabetano e roupa cirúrgica


Para evitar contato direto do cão com os pontos, existem opções de roupas cirúrgicas, assim como o colar elizabetano, o famoso "cone". É necessário mantê-los todo o tempo, evitando assim qualquer contaminação da ferida e abertura dos pontos.


Lamber levemente os pontos pode resultar em uma infecção que requer tratamento com antibióticos. No entanto, lamber persistente pode causar lesões graves na incisão e pode exigir uma nova cirurgia para reparar os danos causados pelo animal.


4) Alimentação


Algumas horas depois de chegar em casa, você pode oferecer aproximadamente metade da alimentação normal do cão, e caso coma e a quantidade fornecida e ainda continue com fome, você pode oferecer o resto da refeição uma hora depois. Alguns cães sentem náusea após a anestesia, portanto, é importante dividir a refeição em porções menores para diminuir o risco de náusea e vômito.


5) Água


O acesso a água é livre após a cirurgia, sendo ideal apenas evitar a ingestão de uma grande quantidade, para diminuir o risco de náusea e vômito, assim como ocorre com a alimentação.


6) Tosse


Os cães após serem submetidos à anestesia, são entubados para receber anestésico e oxigênio, o que pode causar um leve incômodo na traquéia, causando a tosse. Em geral, essa tosse é transitória e tende a sumir após poucos dias.


7) Hematomas


Em cães de pele clara, hematomas podem ser observados ao redor do local da cirurgia. Eles podem não aparecer até alguns dias após o procedimento, e em alguns casos, o hematoma pode surgir grande em comparação com o tamanho da incisão.


O hematoma ocorre devido à infiltração de sangue sob as bordas da pele e é uma ocorrência normal. Em alguns casos, uma pequena quantidade de sangue pode vazar de uma nova incisão por até vinte e quatro horas, especialmente se o cão for ativo.


Caso você note alguma alteração no local da cirurgia, você entrar em contato com o hospital imediatamente, portanto, fique de olho em mudanças como: drenagem contínua ou excessiva do sangue, vazamento intermitente de sangue que continua por mais de vinte e quatro horas, inchaço em excesso ou vermelhidão da pele, cheiros desagradáveis ​​ou secreção.

8) Receitas e medicações


Após a cirurgia, medicamentos para a dor ou outros medicamentos orais podem ser recomendados para casa. Se você recebeu qualquer receita para administrar, leia com atenção e certifique-se de administrar todos os medicamentos conforme as instruções. Se você estiver tendo problemas para administrar o remédio, entre em contato com a equipe responsável pela cirurgia para receber instruções de como fornecer a medicação ou da possibilidade para realizar a medicação por injeção, caso possível.

9) Remoção dos pontos


Em geral, a maioria dos pontos de pele ou suturas são removidos de sete a quatorze dias após a cirurgia; o tempo real depende do tipo de procedimento.


Em alguns casos, o veterinário pode usar suturas que não necessitem remoção (suturas absorvíveis), e esses fios são colocados sob a pele do animal e serão dissolvidos nas próximas semanas.

10) Retornos


É essencial que seu pet realize os retornos no período pós-operatório, conforme combinado com o médico veterinário. O retorno permite que o profissional acompanhe a evolução do paciente, assim como observe qualquer intercorrência de forma precoce, e faça todos os ajustes necessários no tratamento.


11) Retorno às atividades normais


O retorno às atividades dependerá do tipo de cirurgia que seu cão foi submetido. Na maioria dos casos, a atividade precisará ser restringida por pelo menos uma a duas semanas ou até que as suturas sejam removidas. Cirurgias ortopédicas por exemplo, podem necessitar de uma período de repouso maior, como oito semanas, ou até mais.


Durante o tempo com a sutura, é importante limitar a atividade do seu cão para evitar que a incisão se abra.


12) Banhos


Evitar banhos durante esse período também é essencial para uma boa recuperação cirúrgica, uma vez que a umidade ajudar a introduzir bactérias na ferida e causar infecções, além de dificultar a cicatrização.


13) Ambiente


Mantenha sempre seu cão em um ambiente tranquilo e limpo no período pós-operatório, sem acesso a locais altos e com limitação de espaço.


Em caso de dúvidas, agende um horário para conversar com seu médico veterinário ou leve seu cão novamente ao hospital. O descuido nessas etapas poderá comprometer todo o tratamento do seu cão.

Sobre o autor

Felipe Garofallo é médico veterinário (CRMV/SP 39.972) e atua na área de ortopedia e cirurgia de cães e gatos em São Paulo e cidades da região. Realiza consultas em domicílio para tutores e serviço terceirizado para clínicas e hospitais veterinários. Você pode agendar uma consulta pelo whatsapp (11)91152-4321.

751 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo