top of page

Cão ou gato operou: como devo cuidar dos pontos?

Atualizado: 12 de abr.

Cuidados com a ferida cirúrgica geram muitas dúvidas entre tutores de cães e gatos.

Após uma cirurgia, seja ela ortopédica ou uma castração, o pet retorna para casa e necessita dos cuidados pós-operatórios por parte da família. Esse período geralmente é grande fonte de dúvidas e preocupações aos tutores do animal recém-operado.


Ao falarmos sobre cuidados pós-operatórios é importante ressaltar que cada veterinário tem sua conduta e orientações, e essas dúvidas devem ser sanadas por cada profissional em particular antes ou depois da cirurgia. Por isso, em caso de dúvidas, consulte seu médico veterinário cirurgião.


Com a nossa equipe, os tutores são orientados a manter o curativo colocado após a cirurgia nas primeiras 24 horas, evitando ao máximo sujá-lo. Assim que chegar o momento de trocar o curativo pela primeira vez, ele deverá ser retirado com bastante cuidado e em alguns casos com o auxílio de um pouco de soro fisiológico.


Antes de continuarmos, convido você a conhecer meu curso on-line "A Jornada da Recuperação: Dicas para Tutores de Cães e Gatos do Pré ao Pós-operatório", um guia completo para ajudar você a passar com tranquilidade pelo pré e pós-operatório da cirurgia do seu pet. Clique na imagem abaixo para adquirir o produto.



Voltando ao nosso tópico, a troca do curativo deverá ser feita pelos tutores duas vezes ao dia, sendo necessário avaliar as condições da ferida. Essa etapa é onde surgem as principais dúvidas. Alterações como a presença de secreções, regiões mais enegrecidas, cheiro forte, hematomas ou até mesmo a presença de pontos soltos devem ser notados pelo tutor. Em caso de dúvida se uma alteração é normal ou não, procure a orientação do seu médico veterinário responsável.


Durante a troca diária, quando o curativo for retirado, é recomendado que a lavagem da ferida seja feita com solução fisiológica e gaze estéril, sendo muito importante secar a ferida após a lavagem. O processo de secar a ferida após a limpeza é essencial, uma vez que a umidade dificulta o processo de cicatrização.


Depois de seca, a ferida deverá receber algum antisséptico ou cicatrizante prescrito pelo veterinário.


Nessa etapa, a gaze deve ser molhada com a solução escolhida e colocada na ferida de forma circular. O ideal é que a limpeza seja iniciada onde os pontos estão e depois que a área ao redor seja limpa da mesma maneira. A manobra permite que você não arraste bactérias para a região da ferida cirúrgica.


Nos primeiros 3 a 5 dias, o curativo deverá ser coberto, já que existe a possibilidade de infecção. Após esse período, nos últimos dias, o curativo deverá ficar aberto, quando já houver crostas e a pele estiver se unindo.


Como para todos os casos há excessões, em casos onde exista risco do cão o gato esfregar ou coçar a ferida em algum local e de exposição à sujeira, os pontos devem permanecer cobertos até o momento da retirada completa.


É importante ressaltar que processo de cicatrização não é igual para todos os animais, e poderá variar entre 7 e 21 dias. O uso de bisturi elétrico pelo cirurgião também poderá influenciar nesse período para mais. Além disso, tanto o colar elisabetano quanto a roupa cirúrgica devem ser utilizados para evitar a contaminação da ferida pelo ambiente e pelo próprio paciente, que poderá lamber ou sujar de urina e fezes.


Referências bibliográficas


Tobias, K. M., & Johnston, S. A. (2012). Veterinary surgery: small animal. Elsevier Health Sciences.


Fossum, T. W. (2013). Small animal surgery. Elsevier Health Sciences.


Slatter, D. H., & Slatter, D. H. (2018). Textbook of small animal surgery. Elsevier Health Sciences.


Sobre o autor

Felipe Garofallo é médico-veterinário (CRMV/SP 39.972), especializado em ortopedia e neurocirurgia de cães e gatos e proprietário da empresa Ortho for Pets: Ortopedia Veterinária e Especialidades. Agende uma consulta pelo whatsapp (11)91258-5102.

73.555 visualizações5 comentários

Posts recentes

Ver tudo

5 Comments


Minha cachorrinha tem alergia na barriga e já é castrcastrada qual é a roupa cirúrgica para colocar na minha cachorrinha?

Like

Daniela Batista
Daniela Batista
Sep 19, 2023

Castrei minha gata hoje de 6 meses , e chegando em casa vi que ela estava sem curativo e somente com os pontos, mas ela fica querendo lamber e tirar os pontos mordendo e não estou deixando, inclusive irei tentar fazer um curativo para que ela não solte, pois não tive tempo de comprar roupa cirúrgica, fiquei chateada por conta de não ter prestado atenção na hora de retirada se ela estava com curativo ou não. parabéns pela ótima explicação sobre o assunto me ajudou.

Like
Replying to

Fico feliz em ter ajudado, Daniela! Desejo melhoras.

Like

Massa valeu Dr. Me ajudou muito!

Like
Replying to

Fico feliz em ter ajudado, Pedro!

Like

Que tal receber grátis mais artigos incríveis como esse?

Obrigado(a)!

bottom of page