top of page

Ultrassom articular em cães

Atualizado: 23 de jan.

O ultrassom articular é uma ferramenta diagnóstica utilizada na medicina veterinária para avaliar as articulações dos cães.


A ultrassonografia articular permite a visualização detalhada das estruturas internas das articulações, como ligamentos, tendões, cartilagens, meniscos e líquido sinovial.


O ultrassom articular pode ser usado para diagnosticar uma variedade de condições articulares em cães, incluindo osteoartrite, lesões ligamentares, tendinites, bursites e doenças degenerativas.


Durante o exame, o cão é posicionado de forma adequada para permitir a visualização da articulação desejada. Um gel é aplicado sobre a pele para facilitar a transmissão das ondas sonoras. O veterinário utiliza um transdutor de ultrassom para emitir ondas sonoras de alta frequência na área a ser examinada.


Essas ondas sonoras são refletidas pelas estruturas internas e retornam ao transdutor, gerando imagens em tempo real que são visualizadas em um monitor.


O ultrassom articular é um procedimento seguro e não invasivo, e geralmente não requer sedação ou anestesia. No entanto, em casos em que o cão está muito agitado ou quando é necessária uma avaliação mais detalhada, a sedação pode ser necessária para obter resultados mais precisos.


É importante ressaltar que o ultrassom articular é apenas uma ferramenta diagnóstica complementar aos exames clínicos, e outros exames, como radiografias, análises de fluido sinovial ou ressonância magnética, dependendo da suspeita clínica e da necessidade do caso específico podem ser necessários.


O ultrassom articular em cães também pode ser utilizado como guia para infiltrações.


Caso você suspeita de algum problema nas articulações do seu cão, é recomendado que você consulte um médico veterinário especializado em ortopedia para uma avaliação adequada e para determinar se o ultrassom articular é necessário no diagnóstico do seu animal de estimação.


Referências bibliográficas


Wernham, B.G.J. & Tyrrell, D. & Whittem, Ted & Ryan, S.. (2015). A simple ultrasound-guided approach for intra-articular injection of the canine hip joint. Australian Veterinary Practitioner. 45. 108-113.


Sobre o autor

Felipe Garofallo é médico-veterinário (CRMV/SP 39.972), especializado em ortopedia e neurocirurgia de cães e gatos e proprietário da empresa Ortho for Pets: Ortopedia Veterinária e Especialidades. Agende uma consulta pelo whatsapp (11)91258-5102.

245 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


Que tal receber grátis mais artigos incríveis como esse?

Obrigado(a)!

bottom of page