top of page

Tumores nos dígitos dos cães

Atualizado: 23 de jan.

Os tumores nos dígitos dos cães são tumores que afetam os dedos das patas dos cães.


Os tumores nos dígitos (dedos) dos cães ser benignos ou malignos e podem causar uma variedade de sintomas, incluindo dor, inchaço e dificuldade de locomoção.


O diagnóstico precoce e o tratamento adequado são importantes para o prognóstico e a qualidade de vida do cão afetado.


As causas dos tumores nos dígitos dos cães ainda não são completamente compreendidas.


No entanto, sabe-se que alguns fatores podem aumentar o risco de desenvolver esses tumores, incluindo idade, raça, exposição a produtos químicos e traumas.


Os tumores mais comuns nos dígitos dos cães são o melanoma, o carcinoma de células escamosas, o hemangioma/hemangiossarcoma, o mastocitoma e o osteossarcoma.


Os sintomas dos tumores nos dígitos dos cães podem variar dependendo do tipo de tumor. Alguns sintomas comuns incluem:

  • Inchaço na pata afetada

  • Dor ou sensibilidade nos dedos

  • Dificuldade de locomoção

  • Presença de nódulos ou caroços nos dedos

  • Feridas que não cicatrizam ou que sangram

  • Lambedura excessiva da pata afetada

O diagnóstico de tumores nos dígitos dos cães é baseado em uma combinação de história clínica, exame físico e exames laboratoriais.


O veterinário pode fazer uma biópsia da lesão para determinar o tipo de tumor e a gravidade da doença.


Além disso, o veterinário pode recomendar exames de imagem, como radiografias, ultrassonografias ou tomografias, para avaliar a extensão do tumor e se há metástases em outras partes do corpo.


O tratamento para tumores nos dígitos dos cães depende do tipo e gravidade do tumor, bem como da saúde geral do animal e pode incluir cirurgia para remover o tumor, quimioterapia ou radioterapia para destruir as células cancerígenas e prevenir a metástase.


Em alguns casos, a amputação do dedo ou da pata pode ser necessária para remover completamente o tumor.


O veterinário pode prescrever analgésicos para aliviar a dor e recomendar mudanças na dieta e no estilo de vida para ajudar a melhorar a qualidade de vida do cão durante o tratamento.


O prognóstico para cães com tumores nos dígitos depende do tipo de tumor, da extensão da doença e da resposta ao tratamento.


Em geral, os tumores benignos têm um prognóstico melhor, no entanto, com um tratamento adequado e acompanhamento veterinário regular, muitos cães podem levar uma vida normal e saudável após o tratamento.


Referências bibliográficas


1. Liptak, J. M. (2003). Tumors of the digits. Veterinary Clinics of North America: Small Animal Practice, 33(3), 539-547.


Sobre o autor

Felipe Garofallo é médico-veterinário (CRMV/SP 39.972), especializado em ortopedia e neurocirurgia de cães e gatos e proprietário da empresa Ortho for Pets: Ortopedia Veterinária e Especialidades. Agende uma consulta pelo whatsapp (11)91258-5102.

2.625 visualizações2 comentários

2 Comments


Dr. Tenho uma Pit Bull de 5 meses e apresenta uma nodulactomia no dígito. Estou apavorada pois é muito nova. Sem pensar que não aceita o colar no pescoço, passa muito mal, parece que vai infartar.

É normal isso aparece em bebês?

Like
Replying to

Oi Cíntia! Os nódulos em dígitos em cães filhotes são menos comuns, porém podem aparecer. No caso do seu cãozinho, é importante insistir no uso do colar elizabetano para evitar que ele mexa na região da cirurgia, principalmente pois é uma região de difícil cicatrização. Você pode pensar também em utilizar algum tipo de roupa cirúrgica ortopédica. Desejo melhoras, abs.

Like

Que tal receber grátis mais artigos incríveis como esse?

Obrigado(a)!

bottom of page