Tipos de hérnia de disco em cães

Tipos de hérnia de disco em cães

A hérnia de disco é a doença de coluna mais comum em cães, sendo extremamente dolorosa e debilitante.

Essa doença está entre uma das mais atendidas aqui na Ortho for Pets, centro especializado em ortopedia e neurocirurgia veterinária em São Paulo.

Os discos dos cães atuam como "amortecedores" na coluna, e estão localizados entre as vértebras. O conteúdo que existe dentro do disco recebe o nome de núcleo pulposo, que é envolvido por um anel fibroso.

Hansen tipo I.

Conforme o anel que envolve o núcleo pulposo degenera, esse anel pode romper, e o núcleo pulposo pressiona a medula espinhal, causando os sinais clínicos (sintomas). Essa é a hérnia de disco Hansen tipo I.

A hérnia de disco de Hansen tipo I é mais comum em raças condrodistróficas, como o dachshund, entretanto, também pode ocorrer em raças grandes e costuma aparecer em animais entre os 3 e 6 anos de idade.

Hansen tipo II.

Na hérnia de disco Hansen tipo ll, não há ruptura do anel fibroso que envolve o núcleo pulposo, nesse caso, tanto o núcleo pulposo quanto o anel se projetam pressionando a medula espinhal, porém a anel permanece intacto.

A hérnia de disco de Hansen tipo II é mais comum em raças não condrodistróficas como o pastor alemão e o labrador, e nessas raças, ocorre uma lenta protrusão do disco para o canal medular. Esse tipo de hérnia geralmente aparece em cães entre 5 e 12 anos e idade.

Hérnia de disco traumática

Existe um outro tipo de hérnia de disco em cães, onde há uma extrusão aguda do núcleo pulposo, não causando compressão medular. Esse tipo de hérnia de disco possui baixo volume e alta velocidade.

1. Lorenz MD, Coates JR, Kent M. Handbook of Veterinary Neurology . 5ª ed. Filadélfia: Elsevier Saunders; 2011.

2. Platt SR, Olby NJ. BSAVA Manual of Canine and Feline Neurology . 3ª ed. Gloucester, Reino Unido: British Small Animal Veterinary Association; 2004.