top of page

Sindrome de Horner em cães

Atualizado: 23 de jan.

A Síndrome de Horner é um conjunto de sinais clínicos que ocorrem quando há lesão em uma ou mais estruturas do sistema nervoso simpático que inervam a cabeça.


É uma condição relativamente rara em cães, mas pode ser causada por diversas patologias, como trauma, inflamação, infecções, neoplasias, entre outras.


A Síndrome de Horner foi nomeada em homenagem ao médico oftalmologista suíço Johann Friedrich Horner (1831-1886), que a descreveu pela primeira vez em 1869. Na época, Horner descreveu a síndrome como uma combinação de sinais clínicos


A descrição original de Horner da síndrome foi um marco na compreensão das conexões neurais envolvidas no controle da musculatura ocular e facial, e desde então tem sido objeto de muitos estudos clínicos.


Os sinais da Síndrome de Horner em cães incluem ptose palpebral (queda da pálpebra), miose (diminuição do tamanho da pupila), enoftalmia (afundamento do globo ocular) e protrusão da terceira pálpebra. Em alguns casos, pode haver também anisocoria (diferença no tamanho das pupilas.


O tratamento da Síndrome de Horner depende da causa subjacente e pode incluir terapia medicamentosa, cirurgia ou tratamento específico da patologia subjacente.


Em alguns casos, pode não ser necessário nenhum tratamento específico, dependendo da causa e da gravidade dos sintomas.


É importante lembrar que a Síndrome de Horner pode ser um sinal de patologias graves, como neoplasias e infecções, e que o diagnóstico precoce é essencial para um tratamento eficaz e uma melhor qualidade de vida para o animal.


Referências bibliográficas:


De Lahunta, A., & Glass, E. N. (2009). Veterinary neuroanatomy and clinical neurology (3rd ed.). Saunders/Elsevier.


Mariani, C. L. (2012). The veterinary technician's pocket partner: a quick access reference guide (2nd ed.). Cengage Learning.


Sobre o autor

Felipe Garofallo é médico-veterinário (CRMV/SP 39.972), especializado em ortopedia e neurocirurgia de cães e gatos e proprietário da empresa Ortho for Pets: Ortopedia Veterinária e Especialidades. Agende uma consulta pelo whatsapp (11)91258-5102.

2.189 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


Que tal receber grátis mais artigos incríveis como esse?

Obrigado(a)!

bottom of page