top of page

Redução de espaço intervertebral em cães

Se você é tutor de um cão ou gato e recentemente recebeu um laudo de raio-x indicando "redução do espaço intervertebral", é crucial entender o que isso pode significar para a saúde do seu pet. Este achado muitas vezes está associado a problemas na coluna vertebral, exigindo atenção especializada.



A redução do espaço intervertebral em cães pode ser interpretada como uma manifestação de degeneração ou compressão das vértebras, resultando em um espaçamento diminuído entre elas.

Nessa condição, o disco intervertebral, responsável por manter o espaço adequado entre as vértebras, pode não desempenhar adequadamente sua função de sustentação e amortecimento durante os movimentos da coluna vertebral.

Em termos mais simples, a degeneração do disco intervertebral leva a uma diminuição do espaço intervertebral. Essa condição é comumente associada a problemas na coluna vertebral de cães, como as hérnias de disco, sendo uma das principais causas de claudicação e dor. A radiografia é considera um exame de triagem para problemas de coluna como as hérnias de disco, e nesses casos, exames complementares como tomografia computadorizada ou ressonância magnética podem ser solicitados pelo veterinário especializado em ortopedia para confirmar o diagnóstico e avaliar a extensão do problema na coluna vertebral.


Referências bibliográficas


1. Lorenz MD, Coates JR, Kent M. Handbook of Veterinary Neurology . 5ª ed. Filadélfia: Elsevier Saunders; 2011.

2. Platt SR, Olby NJ. BSAVA Manual of Canine and Feline Neurology . 3ª ed. Gloucester, Reino Unido: British Small Animal Veterinary Association; 2004.


Sobre o autor

Felipe Garofallo é médico-veterinário (CRMV/SP 39.972), especializado em ortopedia e neurocirurgia de cães e gatos e proprietário da empresa Ortho for Pets: Ortopedia Veterinária e Especialidades. Agende uma consulta pelo whatsapp (11)91258-5102.

193 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo

1 Comment


O raio x do meu cachorro "Discreta redução de espaço intervertebral entre as vértebras L3-4/L4-5; " mas é um chihuahua filhote de 5 meses.😭

Like

Que tal receber grátis mais artigos incríveis como esse?

Obrigado(a)!

bottom of page