Raiva em cães
top of page

Raiva em cães

Atualizado: 23 de jan.

A raiva é uma doença infecciosa que afeta cães e que ocorre pelo contágio do vírus do gênero Lyssavirus, da família Rabhdoviridae.

Infelizmente, a raiva é uma doença fatal e todos os mamíferos podem contrair a raiva, inclusive os humanos.


Etiologia (causa)


A infecção em cães pelo Lyssavirus ocorre através da saliva, por isso, a infecção é transmitida através da mordida.

Embora a raiva possa ser transmitida entre animais de estimação, a infecção em cães ocorre pela exposição à animais selvagens como morcegos, guaxinins e raposas.


Sinais clínicos


Os sinais clínicos (sintomas) da raiva podem incluir: febre, dificuldade para engolir, sialorréia (salivação excessiva), andar cambaleante, convulsões e paralisia. Os cães podem apresentar fobia à luz, movimentos, sons e agir de forma agressiva.


Em cães, o período de incubação do vírus é de duas semanas a quatro meses. Os animais mordidos devem ficar em observação por no mínimo 10 dias após o incidente.


Diagnóstico


A raiva é diagnosticada post-mortem através de avaliação do tecido cerebral por imunofluorescência direta.


Tratamento


Caso seu animal seja mordido, uma vacina adicional deverá ser administrada logo após o incidente com a finalidade de reduzir o risco de infecção. Porém, infelizmente, não há tratamento para a raiva após o início dos sinais clínicos e os cães com suspeita da doença são submetidos à eutanásia.

Prevenção


A prevenção da raiva é feita através da vacina antirrábica. A vacina deve ser realizada por lei no Brasil em todos os cães à partir de doze semanas de idade e com reforço anual na data correta.


Referências bibliográficas


Knobel, Darryn & Lembo, Tiziana & Morters, Michelle & Townsend, Sunny & Cleaveland, Sarah & Hampson, Katie. (2013). Dog Rabies and Its Control. 10.1016/B978-0-12-396547-9.00017-1.


Rathoria, Ekansh & Bansal, Utkarsh & Saxena, Ajit. (2021). Rabies. 2. 16-34.


Sobre o autor

Felipe Garofallo é médico-veterinário (CRMV/SP 39.972), especializado em ortopedia e neurocirurgia de cães e gatos e proprietário da empresa Ortho for Pets: Ortopedia Veterinária e Especialidades. Agende uma consulta pelo whatsapp (11)91258-5102.

83 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Que tal receber grátis mais artigos incríveis como esse?

Obrigado(a)!

bottom of page