top of page

Plasma rico em plaquetas (PRP) em cães

Atualizado: 23 de jan.

A terapia com plasma rico em plaquetas (PRP) é uma opção de tratamento para cães acometidos por doenças articulares, como a osteoartrose.


As plaquetas, ou trombócitos, são estruturas presentes no sangue que atuam na cicatrização de feridas e na reparação dos vasos sanguíneos e tecidos.


Os trombócitos possuem grânulos alfa que carregam citocinas e fatores de crescimento, como fator de crescimento endotelial vascular, fator de crescimento derivado de plaquetas, fator de crescimento de fibroblastos-2 e fator de crescimento transformante-β.


Os fatores de crescimento são a base da terapia com o plasma rico em plaquetas, uma vez que atraem macrófagos para a ferida e podem ativar fibroblastos e células endoteliais para reparar tecidos feridos e inflamados.


Preparo


Para aplicar o plasma rico em plaquetas, a maioria dos pacientes necessita de sedação e deve realizar os exames de sangue e cardíacos anteriormente ao procedimento.


Procedimento


O PRP é preparado através de uma amostra sanguínea do paciente, o sangue então é centrifugado, a amostra é separada com uma pipeta e posteriormente aplicada na articulação acometida.


Indicação


O plasma rico em plaquetas (PRP) é indicado para doenças inflamatórias que afetam ligamentos, músculos e tendões, como a osteoartrite e osteoartrose. O PRP também pode ajudar na cicatrização óssea de uma fratura.


A técnica também pode ser utilizada para promover a cicatrização de feridas de pele.


A aplicação do PRP também pode ser usado em conjunto com a aplicação de células-tronco para o tratamento da osteoartrose.


Referências bibliográficas


Khan, Sharun & Jambagi, Kaveri & Dhama, Kuldeep & Kumar, Rohit & Pawde, Abhijit & Amarpal, Amarpal. (2021). Therapeutic Potential of Platelet-Rich Plasma in Canine Medicine. Archives of Razi Institute. 76. 721-730. 10.22092/ARI.2021.355953.1749.


Franklin, Samuel & Garner, Bridget & Cook, James. (2015). Characteristics of canine platelet-rich plasma prepared with five commercially available systems. American journal of veterinary research. 76. 822-7. 10.2460/ajvr.76.9.822.


Sobre o autor

Felipe Garofallo é médico-veterinário (CRMV/SP 39.972), especializado em ortopedia e neurocirurgia de cães e gatos e proprietário da empresa Ortho for Pets: Ortopedia Veterinária e Especialidades. Agende uma consulta pelo whatsapp (11)91258-5102.

654 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

留言


Que tal receber grátis mais artigos incríveis como esse?

Obrigado(a)!

bottom of page