Osteomielite em cães e gatos

Osteomielite em cães e gatos

Atualizado: 4 de abr.

A osteomielite é uma inflamação do osso e da medula óssea que ocorre por resultado de uma infecção bacteriana ou fúngica.

A osteomielite ocorre como resultado da contaminação do osso por uma bactéria ou fungo, seja através de uma ferida, mordida, fratura exposta ou contaminação cirúrgica.

Essa infecção óssea também pode ocorrer pelo deslocamento dos microorganismos de uma região para o osso acometido através do sangue do animal.

Cães e gatos de qualquer idade de raça podem ser acometidos por uma infecção óssea, portanto, não há predisposição racial para essa condição.

Os sinais clínicos de cães e gatos acometidos pela osteomielite podem incluir edema (inchaço) da região, febre, letargia, apatia, febre, claudicação (mancar), secreção e atrofia da musculatura.

O diagnóstico da osteomielite pode ser obtido através de punção aspirativa com agulha fina ou biópsia óssea.

A radiografia pode ser útil para indicar a localização da lesão e acompanhamento da evolução do tratamento, entretanto, a radiografia em animais com osteomielite sempre possui o diagnóstico diferencial para neoplasia óssea (câncer ósseo).

A osteomielite requer tratamento imediato que pode variar de acordo com a localização da lesão. Esse tratamento deverá ser realizado com o antibiótico ou antifúngico adequado por um longo período.

A escolha do antibiótico ou antifúngico correto pode ser obtida através do exame de cultura e antibiograma. Em casos de fratura, o osso com osteomielite necessita ser estabilizado por cirurgia.

Igna, Cornel & Schuszler, Larisa & BUMB, Daniel & Dascălu, Roxana & Cristian, Zaha & Sicoe, Bogdan. (2020). A Retrospective Study of Dogs with Osteomyelitis Secondary to Fractures (2016-2020). Bulletin of University of Agricultural Sciences and Veterinary Medicine Cluj-Napoca. Veterinary Medicine. 77. 65. 10.15835/buasvmcn-vm:2020.0013.

May, Chris. (2002). Management of bacterial osteomyelitis in dogs and cats. In Practice. 24. 10.1136/inpract.24.6.330.

4.529 visualizações2 comentários