Nutrientes benéficos para cães com problemas ortopédicos
top of page

Nutrientes benéficos para cães com problemas ortopédicos

Atualizado: 23 de jan.

Os cães com problemas ortopédicos podem precisar de nutrientes específicos para ajudar a manter a saúde óssea e articular e para controlar o peso.


Aqui estão alguns nutrientes que podem ser especialmente importantes para cães com problemas ortopédicos:

  1. Proteína de alta qualidade: A proteína é essencial para a saúde muscular, que pode ser importante para cães com problemas ortopédicos que precisam de suporte muscular para manter suas articulações.

  2. Ácidos graxos ômega-3: Os ácidos graxos ômega-3 podem ajudar a reduzir a inflamação e melhorar a mobilidade em cães com artrite ou outros problemas ortopédicos.

  3. Glucosamina e condroitina: A glucosamina e a condroitina são componentes estruturais das cartilagens e podem ajudar a manter a saúde articular em cães.

  4. Vitaminas C e E: As vitaminas C e E são antioxidantes que podem ajudar a reduzir o estresse oxidativo, o que pode ser especialmente importante.

  5. Cálcio e fósforo: O cálcio e o fósforo são importantes para a saúde óssea, mas o excesso desses nutrientes pode ser prejudicial para cães com problemas ortopédicos. É importante seguir as recomendações do veterinário para a quantidade certa de cálcio e fósforo na dieta do seu cão.


É sempre importante consultar um veterinário para obter orientação específica sobre a nutrição do seu cão. O veterinário pode ajudá-lo a escolher uma dieta adequada às necessidades do seu cão e pode recomendar suplementos específicos, se necessário.


Referências bibliográficas


Freeman LM, Michel KE. Evaluation of homemade diets for dogs with naturally occurring osteoarthritis. Journal of the American Veterinary Medical Association. 2012;241(11):1453-1460. doi:10.2460/javma.241.11.1453


Larsen JA, Farcas AK, Fascetti AJ. Nutritional management of osteoarthritis. Veterinary Clinics of North America: Small Animal Practice. 2016;46(6):1085-1099. doi:10.1016/j.cvsm.2016.06.004

Sobre o autor

Felipe Garofallo é médico-veterinário (CRMV/SP 39.972), especializado em ortopedia e neurocirurgia de cães e gatos e proprietário da empresa Ortho for Pets: Ortopedia Veterinária e Especialidades. Agende uma consulta pelo whatsapp (11)91258-5102.

73 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Que tal receber grátis mais artigos incríveis como esse?

Obrigado(a)!

bottom of page