top of page
Buscar

Mucopolissacaridose em cães

Atualizado: 23 de jan.

A mucopolissacaridose (MPS) em cães é uma doença hereditária rara que afeta o metabolismo dos mucopolissacarídeos, que são componentes importantes do tecido conjuntivo e das cartilagens.


A deficiência enzimática resulta no acúmulo desses compostos em vários tecidos do corpo, incluindo ossos, cartilagens, tecido conjuntivo, fígado e baço. Isso pode levar a uma ampla variedade de sinais clínicos, como retardo no crescimento, anormalidades esqueléticas, distúrbios neurológicos e problemas respiratórios.


As causas da mucopolissacaridose em cães são devidas a mutações genéticas que afetam a produção ou a atividade das enzimas envolvidas no metabolismo dos mucopolissacarídeos.


A doença pode ser hereditária de forma autossômica recessiva, o que significa que ambos os pais devem portar a mutação genética para que um cão seja afetado.


O diagnóstico da mucopolissacaridose em cães pode ser feito por meio de uma combinação de exames clínicos, análises laboratoriais e testes genéticos.


Infelizmente, não há cura para a mucopolissacaridose em cães e o tratamento se concentra em aliviar os sintomas e melhorar a qualidade de vida do animal.


O tratamento pode incluir terapia enzimática de reposição, fisioterapia, suplementação de nutrientes e gerenciamento das complicações associadas à doença.


Referências bibliográficas


Giugliani, R. (2014). Mucopolysaccharidoses. In Emery and Rimoin's Principles and Practice of Medical Genetics (6th ed., Vol. 3, pp. 1-23). Elsevier Health Sciences.


Wraith, J. E. (2005). Mucopolysaccharidoses and oligosaccharidoses. In The Metabolic and Molecular Bases of Inherited Disease (8th ed., Vol. 3, pp. 3421-3452). McGraw-Hill.


Haskins, M. E. (2006). Animal models for mucopolysaccharidoses and their clinical relevance. Acta Paediatrica, 95(s451), 56-62. doi: 10.1080/08035320600746792


Sobre o autor

Felipe Garofallo é médico-veterinário (CRMV/SP 39.972), especializado em ortopedia e neurocirurgia de cães e gatos e proprietário da empresa Ortho for Pets: Ortopedia Veterinária e Especialidades. Agende uma consulta pelo whatsapp (11)91258-5102.

246 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page