Miopatia metabólica em cães
top of page

Miopatia metabólica em cães

Atualizado: 23 de jan.

Miopatia metabólica em cães é uma doença muscular que afeta o metabolismo energético do músculo, levando a fraqueza muscular, rigidez e fadiga.


A causa exata da miopatia metabólica em cães não é bem compreendida, mas pode estar associada a distúrbios metabólicos, como deficiência de carnitina ou distúrbios da glicólise.


A miopatia metabólica em cães pode ter várias causas, incluindo deficiência de carnitina, uma substância importante no metabolismo da gordura, e distúrbios da glicólise, que afetam o metabolismo do açúcar no músculo.


Outras possíveis causas incluem distúrbios da mitocôndria, defeitos congênitos no metabolismo da glicose e a ingestão de substâncias tóxicas, como chumbo.


O diagnóstico da miopatia metabólica em cães envolve uma avaliação clínica completa, incluindo exames de sangue para avaliar os níveis de carnitina, glicose e enzimas musculares.


Os médicos veterinários podem solicitar exames de imagem, como ressonância magnética ou ultrassonografia, para avaliar a estrutura e função muscular e identificar quaisquer anormalidades.


O tratamento da miopatia metabólica em cães depende da causa subjacente da doença e pode incluir suplementação de carnitina, mudanças na dieta, medicação para controlar a glicemia e outras medidas de suporte.


A terapia de exercício pode ser útil para manter a função muscular e melhorar a capacidade física.


Em alguns casos, a terapia com células-tronco ou outras formas de terapia regenerativa podem ser consideradas para ajudar a reparar o tecido muscular danificado.


Além disso, o cuidado pós-tratamento é importante para garantir uma recuperação adequada do animal, incluindo monitoramento regular da função muscular, alimentação adequada e exercício físico controlado.


Referências bibliográficas


Shelton, G. D. (2011). Metabolic myopathies. Veterinary Clinics: Small Animal Practice, 41(5), 849-863.


Bagnasco, F. M., & Moore, S. A. (2012). Metabolic muscle diseases. Veterinary Clinics: Small Animal Practice, 42(1), 133-157.


Cummings, J. F., Cooper, B. J., & de Lahunta, A. (1993). Carnitine deficiency presenting as post-exercise myopathy in a dog. Veterinary Record, 133(5), 115-118.


Sobre o autor

Felipe Garofallo é médico-veterinário (CRMV/SP 39.972), especializado em ortopedia e neurocirurgia de cães e gatos e proprietário da empresa Ortho for Pets: Ortopedia Veterinária e Especialidades. Agende uma consulta pelo whatsapp (11)91258-5102.

300 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Que tal receber grátis mais artigos incríveis como esse?

Obrigado(a)!

bottom of page