Buscar

Uso de impressoras 3D na ortopedia e neurologia veterinária

Atualizado: 1 de dez. de 2021



As impressoras 3D conseguem imprimir qualquer tipo de objeto utilizando a tecnologia de impressão tridimensional. Através de sua estrutura metálica, uso de resina plástica e a modelagem a laser, a criação de próteses e modelos anatômicos por essas máquinas hoje é uma realidade na medicina veterinária.


Em 2019 tive a oportunidade de acompanhar pessoalmente a utilização da SMART NEURO, impressora 3D pertencente à Universidade da Pensilvânia, localizada no Hospital Veterinário Ryan, Filadélfia, EUA. Os setores de neurologia e ortopedia utilizam a tecnologia na rotina clínica. Após submeter os pacientes ao exame de tomografia computadorizada, as imagens eram enviadas à impressora para a produção dos modelos anatômicos.


Impressão 3D de Atlanto-axial. Arquivo pessoal.

A impressora 3D para o hospital veterinário era de fundamental importância no auxílio da compreensão e tratamento de afecções de coluna, através do planejamento cirúrgico e da simulação de procedimentos, assim como para o uso de endoexopróteses, tanto para cães e gatos como para pets não convencionais. Atualmente com o uso da impressora 3d, é possível até a criação de carrinho de rodas para cães e gatos com alterações de coluna.


Durante meu período na Penn Vet, minha orientadora, a Professora Assistente Evelyn Galban, responsável pelo setor de Neurologia e Neurocirurgia e coordenadora do projeto, possuía alguns modelos impressos aos quais tive contato.


Os modelos anatômicos podem ser encontrados pelo site 3d Print, um banco de dados americano que inclui uma série de modelos anatômicos em 3D feitos por impressoras no país a partir de casos clínicos na ortopedia e neurologia veterinária. A SMART NEURO também compõe o banco de dados, sendo possível acessá-lo aqui.


No total, podemos visualizar 42 casos. São exemplos interessantes de como essa tecnologia pode auxiliar no diagnóstico, tratamento e treinamento veterinário.


Sobre o autor

Felipe Garofallo é médico veterinário (CRMV/SP 39.972) e atua na área de ortopedia e cirurgia de cães e gatos em São Paulo e cidades da região. Realiza consultas em domicílio para tutores e serviço terceirizado para clínicas e hospitais veterinários. Você pode agendar uma consulta pelo whatsapp (11)91152-4321.

329 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo