top of page
Buscar

Golden Retriever: doenças ortopédicas comuns na raça

Atualizado: 23 de jan.

Os cães da raça Golden Retriever são amados por sua natureza afetuosa e energia vibrante.


No entanto, como outras raças, eles podem ser suscetíveis a certas condições ortopédicas que afetam sua qualidade de vida. Neste artigo, exploraremos algumas das doenças ortopédicas mais comuns encontradas nessa raça, suas características e como a Ortho for Pets, uma clínica veterinária especializada em ortopedia em São Paulo, pode oferecer tratamentos específicos para ajudar a manter a saúde e vitalidade do seu Golden Retriever.


Displasia Coxofemoral


A displasia coxofemoral é uma condição hereditária comum em Golden Retrievers. Ela envolve o desenvolvimento anormal da articulação do quadril, levando a uma instabilidade articular progressiva. Os sinais clínicos incluem claudicação (mancar) dos membros pélvicos, dificuldade para se levantar e dor ao realizar atividades físicas.


Displasia de Cotovelo


Outra condição ortopédica frequente nessa raça é a displasia de cotovelo. Esta é uma condição hereditária que afeta o desenvolvimento adequado da articulação do cotovelo. Cães com displasia de cotovelo podem apresentar claudicação intermitente dos membros torácicos, dificuldade em se apoiar nas patas dianteiras e eventual atrofia muscular.


Osteoartrite

A osteoartrite, muitas vezes associada à displasia coxofemoral e à displasia de cotovelo, é uma condição degenerativa das articulações. Nos Golden Retrievers, pode causar dor, inflamação e limitação de movimento. A idade avançada e fatores genéticos podem contribuir para o desenvolvimento precoce dessa condição.

Ruptura do Ligamento Cruzado Cranial

Esta lesão ligamentar é frequente em cães ativos, como os Golden Retrievers. A ruptura do ligamento cruzado cranial do joelho pode resultar em claudicação súbita, inchaço no joelho e dificuldade para apoiar o peso sobre a perna afetada.

Tratamento Especializado na Ortho for Pets

Se o seu Golden Retriever está sofrendo com alguma dessas condições ortopédicas, a Ortho for Pets é a clínica veterinária ideal para ajudar. Localizada na Alameda dos Guaramomis, 1067, Moema, em São Paulo, a clínica conta com uma equipe altamente qualificada, especializada em ortopedia veterinária, equipamentos avançados de diagnóstico e uma abordagem personalizada para oferecer tratamentos eficazes.

Não permita que a dor e a limitação de movimento comprometam a alegria de viver do seu Golden Retriever. Agende uma consulta na Ortho for Pets para avaliar e iniciar um tratamento específico para as necessidades ortopédicas do seu animal de estimação. Entre em contato via Whatsapp: (11) 91258-5102 e fale com a nossa equipe.


Referências bibliográficas

1. "Small Animal Orthopedics" por Charles E. DeCamp, Donald L. Piermattei e Robert K. Johnson.

2. "Brinker, Piermattei, and Flo’s Handbook of Small Animal Orthopedics and Fracture Repair" por Donald L. Piermattei, Gretchen L. Flo e Charles E. DeCamp.

3. "Canine Sports Medicine and Rehabilitation" por M. Christine Zink e Janet B. Van Dyke.


Sobre o autor

Felipe Garofallo é médico-veterinário (CRMV/SP 39.972), especializado em ortopedia e neurocirurgia de cães e gatos e proprietário da empresa Ortho for Pets: Ortopedia Veterinária e Especialidades. Agende uma consulta pelo whatsapp (11)91258-5102.

42 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page