top of page
Buscar

Fraturas em hamsters

Atualizado: 23 de jan.

Assim como em outras espécies, as fraturas em hamsters acontecem quando há perda da continuidade óssea por consequência de um trauma.


De uma forma prática, quando o osso quebra, trinca ou racha, ocorre uma fratura.


Etiologia (causa)


Devido ao pequeno tamanho da espécie e por pesarem gramas, os hamsters são roedores que podem facilmente sofrer fraturas.


Nesses animais, as principais causas de fraturas acontecem por quedas dentro de casa ao serem derrubados por crianças ou mesmo por adultos quando são mordidos por eles.


As rodas de ferro também podem machucá-los (e devem ser substituídas por plástico), assim como o uso da bola de exercícios sem a supervisão dos tutores que pode sofrer uma queda da escada, por exemplo.


Em outros casos, as brigas com outro hamster também podem causar fraturas, assim como, outros acidentes graves que ocorrem ao deixar os hamsters soltos em casa.


Diagnóstico


As fraturas em hamsters podem ser diagnosticadas através do exame radiográfico.


Tratamento


Na maioria dos casos, as fraturas em hamsters recebem tratamento medicamentoso, retirada dos exercícios e manejo do ambiente para redução do espaço, com a remoção de escadas, rodas e restrição de acesso aos tubos.


As talas, frequentemente utilizadas em cães e gatos fraturados para o controle de dor, redução da inflamação, e em alguns casos específicos para o tratamento, não são tão viáveis em hamsters.


A aplicação de talas em hamsters fraturados pode causar mais malefícios e estresse do animal do que benefícios na maioria dos casos.


Em alguns casos específicos, a cirurgia pode ser recomendada.


Como cada fratura ocorre de uma maneira e cada paciente é único, procure sempre o acompanhamento e tratamento por um médico-veterinário especializado para que seja realizado um tratamento correto para o seu pet.


Referências bibliográficas


B, Hugues & F, Navaroli & M.Torres, & C, Noda. (2007). Politraumatismos en hamster mascota. Presentación de un caso clínico (Politraumatisms in hamster mascot. Presentation of a clinical case).. REDVET. VII.


Sobre o autor

Felipe Garofallo é médico-veterinário (CRMV/SP 39.972), especializado em ortopedia e neurocirurgia de cães e gatos e proprietário da empresa Ortho for Pets: Ortopedia Veterinária e Especialidades. Agende uma consulta pelo whatsapp (11)91258-5102.

804 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page