Doenças neuromusculares em cães
top of page

Doenças neuromusculares em cães

Atualizado: 23 de jan.

As doenças neuromusculares são um grupo de patologias que afetam o sistema nervoso e/ou os músculos esqueléticos, resultando em fraqueza, atrofia e disfunção muscular.


Em cães, algumas das doenças neuromusculares mais comuns incluem a distrofia muscular, a miastenia gravis e a polirradiculoneurite idiopática.


A distrofia muscular é uma doença genética que afeta a proteína da distrofina, resultando em degeneração e necrose muscular progressiva.


Essa doença pode afetar várias raças de cães, incluindo o Golden Retriever, o Labrador Retriever e o Doberman Pinscher. Os sintomas incluem fraqueza muscular, atrofia muscular, dificuldade em se levantar e andar, e dificuldade em respirar.


O diagnóstico é baseado em exames clínicos, histopatológicos e genéticos. Infelizmente, não há cura para a distrofia muscular, e o tratamento é geralmente sintomático e de suporte.


A miastenia gravis é uma doença autoimune que afeta a transmissão neuromuscular, resultando em fraqueza muscular. Os sintomas incluem fraqueza muscular, fadiga, dificuldade em engolir e respirar, e ptose palpebral.


O diagnóstico é baseado em exames clínicos, eletromiografia e testes sorológicos para anticorpos antirreceptor de acetilcolina. O tratamento inclui imunossupressores, corticosteroides, terapia com plasmaferese e terapia de suporte.


A polirradiculoneurite idiopática é uma doença inflamatória que afeta os nervos periféricos, resultando em fraqueza muscular progressiva.


Os sintomas incluem fraqueza muscular, atrofia muscular, incoordenação e perda de reflexos. O diagnóstico é baseado em exames clínicos, eletromiografia e exames laboratoriais para descartar outras doenças. O tratamento envolve imunossupressores, terapia de suporte e fisioterapia.


Outras doenças neuromusculares em cães incluem a miopatia inflamatória idiopática, a miopatia de armazenamento de glicogênio e a neuropatia sensorial hereditária.


O diagnóstico e tratamento de doenças neuromusculares em cães pode ser desafiador e muitas vezes requer uma abordagem multidisciplinar envolvendo neurologistas, especialistas em medicina interna e cirurgiões.


O tratamento é geralmente sintomático e de suporte, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida do animal.


Referências bibliográficas


Shelton GD. Muscle diseases in dogs. Vet Clin North Am Small Anim Pract. 2014 Jul;44(4):741-60.


Smith PM, Shelton GD. Myasthenia gravis and disorders of neuromuscular transmission. Vet Clin North Am Small Anim Pract. 2002 May;32(3):441-61.


Sobre o autor

Felipe Garofallo é médico-veterinário (CRMV/SP 39.972), especializado em ortopedia e neurocirurgia de cães e gatos e proprietário da empresa Ortho for Pets: Ortopedia Veterinária e Especialidades. Agende uma consulta pelo whatsapp (11)91258-5102.

1.693 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Que tal receber grátis mais artigos incríveis como esse?

Obrigado(a)!

bottom of page