top of page

Displasia coxofemoral em cães da raça Border Collie

A displasia coxofemoral é uma condição ortopédica comum em cães, incluindo a raça Border Collie. Esta é uma raça conhecida por sua inteligência, energia e agilidade.

A displasia coxofemoral afeta a articulação do quadril e ocorre quando a cabeça do fêmur (osso da coxa) não se encaixa corretamente na cavidade do quadril (acetábulo). Isso pode levar a desgaste, inflamação, dor e dificuldades de movimento ao longo da vida do cão.

Alguns fatores que podem contribuir para o desenvolvimento da displasia coxofemoral incluem predisposição genética, crescimento rápido durante a fase de filhote, dieta inadequada e fatores ambientais. Os Border Collies podem herdar a predisposição genética para a displasia coxofemoral, já que é uma condição poligênica, ou seja, influenciada por múltiplos genes.

Os sinais clínicos da displasia coxofemoral em Border Collies podem incluir claudicação, dificuldade em se levantar, relutância em realizar atividades físicas, diminuição da amplitude de movimento nas patas traseiras e atrofia muscular. A dor pode variar de leve a grave, dependendo do grau de displasia.

O diagnóstico geralmente é feito através de exames de imagem, como radiografias, que podem mostrar anormalidades na articulação do quadril.


O tratamento pode envolver uma combinação de manejo conservador e intervenção cirúrgica, dependendo da gravidade do caso. O manejo conservador inclui controle de peso, exercícios de baixo impacto, suplementos nutricionais e medicamentos anti-inflamatórios para aliviar a dor.


É importante que os criadores de Border Collies realizem testes de displasia coxofemoral em seus cães reprodutores para reduzir o risco de transmitir a condição para a prole. Além disso, tutores de Border Collies devem estar cientes dos sinais precoces da displasia coxofemoral e realizar exames regulares com um veterinário ortopedista para monitorar a saúde ortopédica de seus animais de estimação.


Referências bibliográficas


Ács, Virág & Kövér, György & Farkas, János & Bokor, Árpád & István, Nagy. (2020). Effects of Long-Term Selection in the Border Collie Dog Breed: Inbreeding Purge of Canine Hip and Elbow Dysplasia. Animals. 10. 10.3390/ani10101743.


Sobre o autor

Felipe Garofallo é médico-veterinário (CRMV/SP 39.972), especializado em ortopedia e neurocirurgia de cães e gatos e proprietário da empresa Ortho for Pets: Ortopedia Veterinária e Especialidades. Agende uma consulta pelo whatsapp (11)91258-5102.


110 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


Que tal receber grátis mais artigos incríveis como esse?

Obrigado(a)!

bottom of page