Hérnia de disco toracolombar em cães
top of page

Hérnia de disco toracolombar em cães

Atualizado: 23 de jan.

A discopatia toracolombar é uma doença da coluna vertebral dos cães que pode causar dor, paralisia e outros sintomas neurológicos.


Essa condição é causada por uma hérnia de disco, que ocorre quando o material do disco intervertebral se desloca e comprime a medula espinhal ou as raízes nervosas adjacentes.


A discopatia toracolombar pode afetar cães de qualquer idade ou raça, mas é mais comum em cães de raças pequenas, como o Dachshund.


Os sintomas da discopatia toracolombar incluem dor nas costas, dificuldade para andar ou ficar em pé, perda de coordenação, paralisia parcial ou total dos membros traseiros, e incontinência urinária e/ou fecal.


O diagnóstico da discopatia toracolombar é feito com base nos sintomas do animal, exame neurológico e exames de imagem, como mielografia, tomografia computadorizada (TC) ou ressonância magnética (RM).


O tratamento da discopatia toracolombar pode incluir repouso, analgésicos, anti-inflamatórios, fisioterapia, acupuntura, e em casos mais graves, cirurgia.


A escolha do tratamento depende da gravidade da doença, da presença ou ausência de sinais neurológicos, e das preferências do proprietário e do veterinário.


A fisioterapia pode ser uma parte importante do tratamento da discopatia toracolombar, pois pode ajudar a reduzir a dor, melhorar a função neurológica, prevenir a atrofia muscular e promover a recuperação.


As técnicas de fisioterapia que podem ser utilizadas incluem exercícios de mobilidade, terapia de calor e frio, massagem, hidroterapia, e eletroterapia.


É importante lembrar que a discopatia toracolombar é uma condição grave que requer atenção veterinária imediata.


O tratamento precoce pode ajudar a prevenir danos permanentes à medula espinhal e melhorar as chances de recuperação do animal.


Referências bibliográficas


Olby, N. J. (2016). Intervertebral Disc Disease in Dogs. Veterinary Clinics: Small Animal Practice, 46(6), 1089–1106. https://doi.org/10.1016/j.cvsm.2016.06.005


Sobre o autor

Felipe Garofallo é médico-veterinário (CRMV/SP 39.972), especializado em ortopedia e neurocirurgia de cães e gatos e proprietário da empresa Ortho for Pets: Ortopedia Veterinária e Especialidades. Agende uma consulta pelo whatsapp (11)91258-5102.

860 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Que tal receber grátis mais artigos incríveis como esse?

Obrigado(a)!

bottom of page