Meu cão foi atropelado: O que devo fazer nessa situação?
top of page

Meu cão foi atropelado: O que devo fazer nessa situação?

Atualizado: 4 de fev.

Se o seu cão ou de alguém foi atropelado, é importante agir rapidamente para garantir que ele receba atendimento médico adequado. Aqui estão algumas etapas que você pode seguir:


Verifique a situação: verifique a condição do seu cão e, se possível, remova-o da rua ou estrada para evitar que ele seja atingido novamente. Certifique-se de estar seguro ao fazê-lo.

Verifique se há sangramento ativo: verifique se o seu cão está sangrando e, se houver, tente controlar o sangramento aplicando pressão com uma toalha limpa ou pano.


Antes de continuarmos, convido você a conhecer meu e-book "A Jornada da Recuperação: Dicas para Tutores de Cães e Gatos do Pré ao Pós-operatório", um guia completo para ajudar você no momento difícil de passar pelo pré e pós-operatório da cirurgia do seu pet. Clique na imagem abaixo para saber mais ou adquirir o produto.



Contate o veterinário: entre em contato com um veterinário imediatamente, tente localizar o hospital veterinário mais próximo.


Leve o histórico médico do seu cão: se possível, leve o histórico médico do seu cão para o veterinário, pois isso pode ajudar no diagnóstico e tratamento.

Transporte o cão: se o seu cão estiver em condições de ser transportado, coloque-o com cuidado em um cobertor ou toalha e leve-o ao veterinário. Certifique-se de mantê-lo aquecido e seguro durante o transporte.

Forneça informações ao veterinário: informe o veterinário sobre o que aconteceu e descreva os sintomas que o seu cão está apresentando.

Considere chamar a polícia: se o motorista que atropelou seu cão fugiu, considere chamar a polícia e fornecer uma descrição do veículo e do motorista, se você tiver essa informação.

Lembre-se, em casos de emergência, cada segundo conta. Por isso, é importante manter a calma e agir rapidamente para garantir que seu cão receba a ajuda que ele precisa.


Referências bibliográficas

American Veterinary Medical Association. (2018). Emergency care for pets.

Grognet, J. (2018). First Aid for Dogs: The Essential Quick-Reference Guide.

Sobre o autor

Felipe Garofallo é médico-veterinário (CRMV/SP 39.972), especializado em ortopedia e neurocirurgia de cães e gatos e proprietário da empresa Ortho for Pets: Ortopedia Veterinária e Especialidades. Agende uma consulta pelo whatsapp (11)91258-5102.

2.058 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Que tal receber grátis mais artigos incríveis como esse?

Obrigado(a)!

bottom of page