top of page

Contratura fibrótica do músculo infraespinhoso em cães

Atualizado: 23 de jan.

A contratura fibrótica do músculo infraespinhoso é uma condição em que ocorre a formação de tecido cicatricial no músculo infraespinhoso em cães.


Essa condição pode levar à dor, rigidez muscular e limitação da mobilidade da articulação do ombro.

A causa exata da contratura fibrótica do músculo infraespinhoso ainda é desconhecida, mas acredita-se que fatores genéticos, trauma repetitivo ou lesões musculares possam estar envolvidos no seu desenvolvimento.


A contratura fibrótica do músculo infraespinhoso é mais comum em cães de raças grandes, como o Pastor Alemão, o Labrador Retriever e o Golden Retriever.

O diagnóstico da contratura fibrótica do músculo infraespinhoso pode ser feito por meio de exames clínicos e de imagem, como radiografias, ultrassonografias e ressonâncias magnéticas.


Os sintomas incluem dor, rigidez e limitação de movimento na articulação do ombro. Também pode haver evidência de atrofia muscular, que é uma diminuição no tamanho e na força muscular.

O tratamento para a contratura fibrótica do músculo infraespinhoso pode incluir fisioterapia e medicamentos para aliviar a dor e a inflamação.


Em casos graves, a cirurgia pode ser necessária para liberar o tecido cicatricial e melhorar a mobilidade da articulação do ombro.


A prevenção da condição é difícil, mas o controle do peso, o exercício adequado e a prevenção de lesões musculares podem ajudar a reduzir o risco de contratura fibrótica do músculo infraespinhoso.

Referências bibliográficas


Cook, J. L. (2007). Shoulder disorders in dogs. Veterinary Clinics: Small Animal Practice, 37(5), 1029-1045.


DeCamp, C. E. (2008). Canine shoulder disorders. The Veterinary Clinics of North America. Small Animal Practice, 38(6), 1283-1302.


Sobre o autor

Felipe Garofallo é médico-veterinário (CRMV/SP 39.972), especializado em ortopedia e neurocirurgia de cães e gatos e proprietário da empresa Ortho for Pets: Ortopedia Veterinária e Especialidades. Agende uma consulta pelo whatsapp (11)91258-5102.

243 visualizações0 comentário

Kommentare


Que tal receber grátis mais artigos incríveis como esse?

Obrigado(a)!

bottom of page