top of page

Como dar comprimidos para gatos?

Atualizado: 12 de abr.

Após uma cirurgia geral ou ortopédica, os gatos necessitam de medicamentos como antibióticos, anti-inflamatórios e analgésicos no período pós-operatório.

Administrar comprimidos para gatos pode ser um desafio, mas há algumas técnicas que podem ajudar. Aqui estão algumas dicas que podem ser úteis:


Abra a boca do gato: Abra a boca do gato gentilmente usando o polegar e o indicador e coloque o comprimido o mais próximo possível da base da língua.

Esconda o comprimido em um pedaço de comida saborosa: tente colocar o comprimido dentro de um pedaço de alimento ou de um petisco que seu gato goste. Certifique-se de que o petisco seja grande o suficiente para esconder completamente o comprimido e forneça ao seu gato como se fosse um agrado normal.


Antes de continuarmos, convido você a conhecer meu curso on-line "A Jornada da Recuperação: Dicas para Tutores de Cães e Gatos do Pré ao Pós-operatório", um guia completo para ajudar você a passar com tranquilidade pelo pré e pós-operatório da cirurgia do seu pet. Clique na imagem abaixo para adquirir o produto.



Use um dispensador de comprimidos: Atualmente, há dispositivos projetados para ajudar a dar comprimidos para gatos e outros animais de recuperação. Esses dispositivos geralmente têm um mecanismo que ajudam a inserir o comprimido diretamente na garganta do animal, tornando o processo mais fácil e menos estressante para você e para o seu gato.

Amasse o comprimido e misture-o na comida: caso seu gato não goste de petiscos ou de ser manipulado na boca, você pode tentar amassar o comprimido e misturá-lo na comida. Certifique-se de que seu gato coma toda a comida para garantir que ele tenha recebido uma dose completa.

Mantenha seu gato calmo: Mantenha o seu gato calmo e confortável durante o processo. Tente falar com ele de forma suave e gentil, para evitar que ele fique assustado ou nervoso.

Segure seu gato corretamente: Segure o gato com firmeza, mas com delicadeza. Se você estiver sozinho, pode enrolar o gato em uma toalha ou manta para mantê-lo calmo e seguro.

Divida o comprimido: Se o comprimido for grande, pode ser necessário dividi-lo em pedaços menores para torná-lo mais fácil de engolir.

Use uma técnica de distração: Você pode usar uma técnica de distração, como esfregar a cabeça do gato ou acariciar o pescoço, para distraí-lo enquanto coloca o comprimido na boca dele.

Utilize um conta-gotas: Se o medicamento puder ser administrado em forma líquida, um conta-gotas pode ser uma boa opção. Coloque o conta-gotas próximo da boca do gato e vá adicionando o líquido aos poucos.

Peça ajuda: Se você está tendo dificuldades em dar o comprimido sozinho, peça ajuda a alguém para segurar o gato enquanto você administra o medicamento.

Ofereça um pouco de água: Ofereça um pouco de água ao seu gato após a administração do comprimido. Isso ajudará a garantir que o gato não fique com um gosto ruim na boca.

Corte as unhas do gato: Se o seu gato é propenso a arranhar ou morder durante a administração do medicamento, é importante cortar as unhas dele antes de começar.

Pergunte ao seu veterinário: Se você está tendo dificuldades para dar um comprimido ao seu gato, é uma boa ideia perguntar ao seu veterinário sobre outras opções, como uma apresentação líquida ou mastigável do medicamento.

Lembre-se de verificar com o seu veterinário sobre a melhor maneira de dar o comprimido específico que seu gato precisa e a dose adequada.


Referências bibliográficas


Grint, N. J. (2016). How to administer medication to a cat. In Practice, 38(3), 111-115.


Pypendop, B. H. (2013). Anesthesia for orthopedic surgery. Veterinary Clinics: Small Animal Practice, 43(5), 1061-1071.


Robertson, S. A. (2018). Postoperative pain management in cats: what’s new?. Journal of feline medicine and surgery, 20(6), 521-535.


Sobre o autor

Felipe Garofallo é médico-veterinário (CRMV/SP 39.972), especializado em ortopedia e neurocirurgia de cães e gatos e proprietário da empresa Ortho for Pets: Ortopedia Veterinária e Especialidades. Agende uma consulta pelo whatsapp (11)91258-5102.


926 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Commentaires


Que tal receber grátis mais artigos incríveis como esse?

Obrigado(a)!

bottom of page