top of page
Buscar

Benefícios do colágeno tipo II para cães com doenças ortopédicas

Atualizado: 4 de fev.

O colágeno tipo II é uma proteína importante que faz parte da estrutura da cartilagem articular dos cães.


O colágeno tipo II é usado como suplemento alimentar para promover a saúde das articulações em cães com problemas ortopédicos.


Acredita-se que, quando ingerido, o colágeno tipo II seja reconhecido pelo sistema imunológico como uma substância benéfica e, assim, não desencadeie uma resposta inflamatória prejudicial à cartilagem.


Antes de continuarmos, convido você a conhecer meu e-book "A Jornada da Recuperação: Dicas para Tutores de Cães e Gatos do Pré ao Pós-operatório", um guia completo para ajudar você no momento difícil de passar pelo pré e pós-operatório da cirurgia do seu pet. Clique na imagem abaixo para saber mais ou adquirir o produto.



Retornando ao tópico, o colágeno tipo II ajuda a promover a regeneração e a reparação da cartilagem, estimulando a produção de colágeno e proteoglicanos, que são componentes importantes da cartilagem articular.


O colágeno tipo II tem sido usado em cães com osteoartrite e outros problemas articulares, como displasia coxofemoral e ruptura do ligamento cruzado cranial, com resultados positivos em estudos clínicos.


O uso de colágeno tipo II em cães com osteoartrite é promissor, embora mais pesquisas sejam necessárias para confirmar seus efeitos e a melhor forma de administração. É importante lembrar que o colágeno tipo II não deve substituir outras formas de tratamento, como o manejo do peso, exercícios físicos adequados, medicamentos anti-inflamatórios e suplementos nutricionais adicionais.


É importante ressaltar que o colágeno tipo II não é um medicamento, mas sim um suplemento alimentar, entretanto, deve ser sempre usado sob a supervisão e recomendação de um médico veterinário.


Referências bibliográficas


Deparle, L & Gupta, Ramesh & Canerdy, Terry & Goad, J & D'Altilio, M & Bagchi, Mihir & Bagchi, Debasis. (2005). Efficacy and safety of glycosylated undenatured type-II collagen in therapy of arthritic dogs. Journal of veterinary pharmacology and therapeutics. 28. 385-90. 10.1111/j.1365-2885.2005.00668.x.


Sobre o autor

Felipe Garofallo é médico-veterinário (CRMV/SP 39.972), especializado em ortopedia e neurocirurgia de cães e gatos e proprietário da empresa Ortho for Pets: Ortopedia Veterinária e Especialidades. Agende uma consulta pelo whatsapp (11)91258-5102.

2.346 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page