Fraturas em ossos longos de cães e gatos: definição e classificação
top of page

Fraturas em ossos longos de cães e gatos: definição e classificação

Atualizado: 25 de jan.

Fraturas de ossos longos são comuns em cães e gatos após traumas.


Definição

As fraturas podem ser definidas como uma interrupção da continuidade óssea, e podem ser completas, quando envolvem as duas corticais, ou incompletas, quando ocorre apenas uma das corticais.


Etiologia (causa)


Um osso está sujeito a forças fisiológicas (sustentação de peso, contração muscular e atividade física associada), e forças não fisiológicas (acidentes automobilísticos, armas de fogo e quedas).


Traumas diretos podem causar fraturas, assim como os indiretos (quando a força é transmitida para as extremidades). Há também doenças causadoras de enfraquecimento ósseo (neoplasias ósseas que geram fraturas) ou lesões por esforço repetitivo.


Classificação


Usar a terminologia adequada para descrever uma fratura é importante, pois permite aos veterinários ter uma comunicação precisa e, de certa forma, com os clientes.


As fraturas são descritas de acordo com:


1) Número de fragmentos.


2) Configuração da linha de fratura.

3) Localização no osso.

4) O osso fraturado.


5) Energia da fratura.


É necessário apenas um pouco de prática para descrever as fraturas e se tornar fluente com a terminologia, acompanhe abaixo:


1) Número de fragmentos.


Dois fragmentos: Ocorre quando há um osso com uma linha de fratura e dois grandes fragmentos; esse é o tipo de fratura mais simples para reduzir por cirurgia. Um osso reconstruído com precisão contribuirá para a estabilidade e para a força do reparo.


Dois fragmentos com fragmento redutível: Ocorre quando há uma fratura com dois grandes fragmentos principais e um fragmento menor, sendo grande o suficiente para ser preso ao reconstruído osso com um parafuso ou fio de aço (cerclagem). Este pode ser reconstruído com precisão, mas com mais dificuldade do que uma fratura com dois fragmentos.


Dois fragmentos com fragmentos pequenos (não redutíveis): Ocorre quando há uma fratura com dois fragmentos principais e alguns pequenos fragmentos que não são redutíveis. Essa configuração implica que a reconstrução precisa pode ser difícil e que o defeito ósseo poderá estar presente.


Múltiplos fragmentos: Ocorre quando há uma fratura com mais de três fragmentos grandes. Essa configuração ocorre devido a numerosas linhas de fratura, sendo essa configuração, muito difícil ou impossível de reconstruir.


2) Configuração da linha de fratura.


Incompleta ou em galho verde: Ocorre quando há uma fratura que envolve apenas uma cortical, ou seja, a fratura não é completa e não há fragmentos verdadeiros. Fraturas incompletas ocorrem quase que exclusivamente em animais jovens. Esse é um dos poucos casos onde o tratamento com coaptação externa (tala e bandagem) pode ser indicado.


Transversa: Ocorre quando há uma linha de fratura que cruza o osso aproximadamente perpendicular (dentro de 30 °) ao eixo longo do osso.


Oblíqua curta: Ocorre quando há uma linha de fratura que está em um ângulo maior que 30° em relação ao longo eixo do osso, mas o comprimento da linha de fratura é menor que o dobro do diâmetro do osso, ao nível da fratura.

Oblíqua longa ou espiral: Ocorre quando há uma linha de fratura que está em um ângulo maior que 30 ° em relação ao longo eixo do osso e o comprimento da linha de fratura, sendo de pelo menos duas vezes o diâmetro do osso. A fratura em espiral ocorre quando as curvas de fratura oblíquas longas estão ao redor da diáfise do osso.


Segmentar: Ocorre quando há um osso com duas linhas de fratura que não se cruzam, criando pelo menos três grandes fragmentos. A natureza desta configuração implica que a maior parte da diáfise estará envolvida.


Avulsão: Embora "avulsão" se refira ao tipo de estresse que é aplicado a uma porção do osso para criar uma fratura, ao invés de uma configuração, é frequentemente usado por nós os cirurgiões para descrever esse tipo específico de fratura. Fraturas por avulsão ocorrem em proeminências onde os tendões grandes se fixam: acrômio, tuberosidade supraglenóide, olécrano, trocânter maior, tuberosidade da tibia, calcâneo. Essas fraturas são tão específicas em localização e configuração, que nenhum outro termo (exceto localização) é necessário para descrevê-las.


Termos adicionais: as linhas de fissura podem aumentar o nível de complexidade de um reparo de fratura e devem ser mencionadas na descrição, se estiverem presentes. O grau de deslocamento dos fragmentos também afeta a tomada de decisão de reparo. Uma fratura exposta também deve ser identificada no descrição.


3) Localização:

Articular: uma fratura que envolve a cartilagem articular e a epífise.

Epífise: a epífise é a extremidade de um osso longo, proximal ou distal. Geralmente é coberta por cartilagem articular e é separada do resto do o osso pela fise.

Fise: Placas de crescimento localizadas entre a epífise e a metáfise. A fise fecha na maturidade esquelética e apenas uma linha branca fraca é visível nas radiografias; é denominada como cicatriz fisária. Fraturas fisárias em animais imaturos são chamados de fraturas de Salter-Harris.


Metáfise: Porção proximal e distal dos ossos longos entre a fise e a diáfise. O crescimento ósseo ocorre na seção do metáfise adjacente à fise. A metáfise é geralmente mais largo do que a fise, e é composta por osso esponjoso osso e tem corticais mais finas do que o diáfise.

Diáfise, ou eixo: Região intermediária de um osso longo. É composta por osso cortical, e tem um córtex mais espesso e mais duro do que o osso metafisário.


Componentes anatomicamente específicos de um osso: localização de fraturas que ocorrem em um local anatômico específico e regiões em um osso serão frequentemente descritas de acordo a essa parte anatômica; por exemplo, supracondilar, colo femoral.

4) Osso acometido.

5) De acordo com a velocidade/energia: Alta velocidade/energia (fraturas cominutivas com a propagação de alta energia dissipada através da fratura e lesão de tecidos moles e adjacentes) ou baixa velocidade/energia (resultam em fraturas únicas com pouca energia dissipada para os tecidos moles).


Referências FOSSUM, T.W. Cirurgia de pequenos animais, 4a ed. Elsevier, 2014.


Sobre o autor

Felipe Garofallo é médico-veterinário (CRMV/SP 39.972), especializado em ortopedia e neurocirurgia de cães e gatos e proprietário da empresa Ortho for Pets: Ortopedia Veterinária e Especialidades. Agende uma consulta pelo whatsapp (11)91258-5102.

9.665 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Que tal receber grátis mais artigos incríveis como esse?

Obrigado(a)!

bottom of page