top of page
Buscar

Uso do cetoprofeno em cães com doenças ortopédicas

Atualizado: 4 de fev.

O cetoprofeno é um anti-inflamatório não esteroide (AINE) que é frequentemente usado para o tratamento de dor e inflamação em cães com problemas ortopédicos.


Ele age inibindo a produção de substâncias chamadas prostaglandinas, que causam inflamação, dor e febre. Atua inibindo a enzima ciclooxigenase (COX), que é responsável pela produção de substâncias inflamatórias no corpo.


O cetoprofeno pode ser usado para tratar uma variedade de condições ortopédicas em cães, incluindo osteoartrite, luxação de patela, fraturas, rupturas de ligamentos e outros problemas de dor e inflamação.


Antes de continuarmos, convido você a conhecer meu e-book "A Jornada da Recuperação: Dicas para Tutores de Cães e Gatos do Pré ao Pós-operatório", um guia completo para ajudar você no momento difícil de passar pelo pré e pós-operatório da cirurgia do seu pet. Clique na imagem abaixo para saber mais ou adquirir o produto.



Retornando ao tópico, é importante lembrar que o uso de AINEs em cães deve ser monitorado de perto por um veterinário, pois o uso prolongado ou em doses elevadas pode causar efeitos colaterais indesejáveis, como úlceras gastrointestinais, problemas renais e hepáticos.


O veterinário deve avaliar a condição do animal e prescrever a dosagem correta de cetoprofeno com base no peso, idade e condição geral de saúde do cão.


A duração do tratamento com cetoprofeno em cães com problemas ortopédicos varia de acordo com a gravidade da condição e a resposta individual do animal à medicação.


Em geral, o tratamento pode durar de alguns dias a algumas semanas. É importante seguir as orientações do veterinário em relação à dosagem e duração do tratamento, pois o uso prolongado de cetoprofeno pode aumentar o risco de efeitos colaterais, como problemas gastrointestinais e renais.


O veterinário também pode recomendar exames de sangue regulares para monitorar a função renal e hepática do animal enquanto estiver em tratamento com cetoprofeno.


Referências bibliográficas


Monteiro, Beatriz & Lambert, Cedric & Bianchi, Elena & Genevois, Jean-Pierre & Soldani, Giulio & Troncy, Eric. (2019). Safety and efficacy of reduced dosage ketoprofen with or without tramadol for long-term treatment of osteoarthritis in dogs: a randomized clinical trial. BMC Veterinary Research. 15. 10.1186/s12917-019-1960-3.


Sobre o autor

Felipe Garofallo é médico-veterinário (CRMV/SP 39.972), especializado em ortopedia e neurocirurgia de cães e gatos e proprietário da empresa Ortho for Pets: Ortopedia Veterinária e Especialidades. Agende uma consulta pelo whatsapp (11)91258-5102.

5.787 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page