top of page

Uso do cetoprofeno em cães com doenças ortopédicas

Atualizado: 12 de abr.

O cetoprofeno é um anti-inflamatório não esteroide (AINE) que é frequentemente usado para o tratamento de dor e inflamação em cães com problemas ortopédicos.


Ele age inibindo a produção de substâncias chamadas prostaglandinas, que causam inflamação, dor e febre. Atua inibindo a enzima ciclooxigenase (COX), que é responsável pela produção de substâncias inflamatórias no corpo.


O cetoprofeno pode ser usado para tratar uma variedade de condições ortopédicas em cães, incluindo osteoartrite, luxação de patela, fraturas, rupturas de ligamentos e outros problemas de dor e inflamação.


Antes de continuarmos, convido você a conhecer meu curso on-line "A Jornada da Recuperação: Dicas para Tutores de Cães e Gatos do Pré ao Pós-operatório", um guia completo para ajudar você a passar com tranquilidade pelo pré e pós-operatório da cirurgia do seu pet. Clique na imagem abaixo para adquirir o produto.



Voltando ao nosso tópico, é importante lembrar que o uso de AINEs em cães deve ser monitorado de perto por um veterinário, pois o uso prolongado ou em doses elevadas pode causar efeitos colaterais indesejáveis, como úlceras gastrointestinais, problemas renais e hepáticos.


O veterinário deve avaliar a condição do animal e prescrever a dosagem correta de cetoprofeno com base no peso, idade e condição geral de saúde do cão.


A duração do tratamento com cetoprofeno em cães com problemas ortopédicos varia de acordo com a gravidade da condição e a resposta individual do animal à medicação.


Em geral, o tratamento pode durar de alguns dias a algumas semanas. É importante seguir as orientações do veterinário em relação à dosagem e duração do tratamento, pois o uso prolongado de cetoprofeno pode aumentar o risco de efeitos colaterais, como problemas gastrointestinais e renais.


O veterinário também pode recomendar exames de sangue regulares para monitorar a função renal e hepática do animal enquanto estiver em tratamento com cetoprofeno.


Referências bibliográficas


Monteiro, Beatriz & Lambert, Cedric & Bianchi, Elena & Genevois, Jean-Pierre & Soldani, Giulio & Troncy, Eric. (2019). Safety and efficacy of reduced dosage ketoprofen with or without tramadol for long-term treatment of osteoarthritis in dogs: a randomized clinical trial. BMC Veterinary Research. 15. 10.1186/s12917-019-1960-3.


Sobre o autor

Felipe Garofallo é médico-veterinário (CRMV/SP 39.972), especializado em ortopedia e neurocirurgia de cães e gatos e proprietário da empresa Ortho for Pets: Ortopedia Veterinária e Especialidades. Agende uma consulta pelo whatsapp (11)91258-5102.

8.198 visualizações4 comentários

Posts recentes

Ver tudo

4 Comments


Um cachorro de três kilos como divido um comprimido de 100 mg

Like
Replying to

Olá Edianea, infelizmente não é possível utilizar o de 100mg para um cão de 3kg. Recomendo que consulte seu médico-veterinário presencialmente para que ele determine a dosagem correta de acordo com o problema ortopédico apresentado pelo seu cão.

Like

Muito obrigado pela informaçao.foi de grande valia.obrigado.

Like
Felipe Garofallo
Felipe Garofallo
Aug 21, 2023
Replying to

Fico feliz em ter ajudado!

Like

Que tal receber grátis mais artigos incríveis como esse?

Obrigado(a)!

bottom of page