top of page

Ataxia em cães

Atualizado: 23 de jan.

A ataxia é um distúrbio neurológico que afeta a coordenação muscular e o equilíbrio dos cães. Ela pode ser causada por uma série de condições, incluindo lesões cerebrais, infecções, tumores, envenenamento, entre outras.


Um cão com ataxia apresenta problemas para andar, e tende a tropeçar ou cair, apresentar movimentos descoordenados, dificuldade para subir ou descer escadas, marcha cambaleante e falta de controle sobre a posição da cabeça e pescoço.


O diagnóstico da doença que está causando os sinais de ataxia em cães envolve um exame físico neurológico completo, com o auxílio de exames laboratoriais, incluindo exames de sangue e urina, radiografias e, em alguns casos, ressonância magnética ou tomografia computadorizada.


É importante ressaltar que a ataxia é um sinal clínico (sintoma) e não uma doença específica, por isso é crucial identificar a causa subjacente do distúrbio para fornecer o tratamento adequado.

Entre as doenças que podem causar ataxia em cães, estão:


  1. Doenças neurológicas: doenças que afetam o sistema nervoso central ou periférico podem causar ataxia em cães. Exemplos incluem a cinomose, doença de disco intervertebral, síndrome de Wobbler, encefalomielite canina, e epilepsia.

  2. Intoxicação: substâncias tóxicas, como produtos de limpeza, plantas venenosas, venenos de roedores, e medicamentos, podem causar ataxia em cães.

  3. Problemas metabólicos: alguns distúrbios metabólicos, como a hipoglicemia, hipotireoidismo, e doença hepática, podem causar ataxia em cães.

  4. Trauma: lesões traumáticas na cabeça, coluna vertebral ou membros podem resultar em ataxia.

  5. Tumores cerebrais: tumores que afetam o cérebro podem causar ataxia em cães.

  6. Infecções: infecções bacterianas, virais ou fúngicas, como a meningite, encefalite, podem causar ataxia em cães.

  7. Problemas genéticos: algumas raças de cães podem estar predispostas a distúrbios genéticos que afetam o sistema nervoso, causando ataxia.


O tratamento da ataxia em cães depende da causa subjacente do distúrbio e pode incluir medicação para controlar a inflamação, a dor ou outras condições relacionadas, além de fisioterapia, exercícios específicos, e em alguns casos, cirurgia.

A ataxia pode ser uma condição grave e que requer atenção veterinária imediata.


Caso você note quaisquer sinais de ataxia em seu cão, é essencial procurar ajuda profissional o mais rápido possível para ajudar a identificar a causa subjacente e iniciar o tratamento adequado.


Referências bibliográficas


Chuzel, Thomas & Rivier, P.. (2005). Diagnostic approach to ataxia in dogs and cats. 36. 38-41.


Urkasemsin, Ganokon & Olby, Natasha. (2014). Canine Hereditary Ataxia. The Veterinary clinics of North America. Small animal practice. 44. 1075-1089. 10.1016/j.cvsm.2014.07.005.


Sobre o autor

Felipe Garofallo é médico-veterinário (CRMV/SP 39.972), especializado em ortopedia e neurocirurgia de cães e gatos e proprietário da empresa Ortho for Pets: Ortopedia Veterinária e Especialidades. Agende uma consulta pelo whatsapp (11)91258-5102.

6.801 visualizações3 comentários

Posts recentes

Ver tudo

3 Comments


Tenho muita dúvida sobre ataxia em cães, minha cachorrinha foi diagnosticada, não sei o que fazer, só sei chorar, preciso de um trata que resolva urgente o problema dela, pode me ajudar?

Like
Replying to

Olá minha mãe tem um cachorrinho que tem Ataxia, médica passou a VITAMINA organoneuro bateu e valeu esta ótimo

Like

Que tal receber grátis mais artigos incríveis como esse?

Obrigado(a)!

bottom of page