top of page

Artrite séptica em cães

Atualizado: 23 de jan.

A artrite séptica em cães é uma inflamação das articulações causada por uma infecção bacteriana. Pode ocorrer em qualquer idade, raça ou sexo de cães, embora seja mais comum em cães jovens e filhotes.

A artrite séptica é geralmente causada pela disseminação de bactérias através da corrente sanguínea, devido a uma infecção em outra parte do corpo, como infecções dentárias, de ouvido ou de pele, ou como resultado de uma cirurgia ou trauma. Também pode ocorrer quando as bactérias entram diretamente na articulação, como resultado de uma ferida penetrante.


Alguns fatores de risco para a artrite séptica em cães incluem a presença de outras doenças ou lesões que podem enfraquecer o sistema imunológico do animal, tais como diabetes, doenças hepáticas ou renais, e imunossupressão.


Os sintomas de artrite séptica em cães incluem claudicação (mancar), rigidez articular, inchaço e calor na articulação afetada, dor ao toque, letargia e febre.


A artrite séptica em cães também pode causar uma diminuição na mobilidade e atividade geral do cão, uma vez que a dor e a inflamação nas articulações afetadas podem ser muito intensas.


Em casos graves, a artrite séptica pode causar danos permanentes às articulações e até mesmo causar a morte do animal se a infecção se espalhar para outras partes do corpo.


O diagnóstico da artrite séptica é feito por meio de cultura e antibiograma.


O tratamento da artrite séptica em cães envolve a administração de antibióticos apropriados e analgésicos para aliviar a dor. Às vezes, pode ser necessária a drenagem cirúrgica do líquido sinovial para aliviar o inchaço. A fisioterapia também pode ser necessária com exercícios leves para ajudar a prevenir a rigidez articular e a manter a função muscular adequada.


Em resumo, a artrite séptica em cães é uma inflamação das articulações causada por uma infecção bacteriana.


Como a artrite séptica é uma condição grave, o tratamento deve ser iniciado o mais rápido possível para minimizar os danos às articulações e melhorar as chances de recuperação.


Em geral, o prognóstico para a artrite séptica em cães é melhor quando a condição é diagnosticada precocemente e tratada rapidamente.


Referências bibliográficas


Soontornvipart, Kumpanart & Kohout, P. & Proks, Pavel. (2003). Septic Arthritis in Dogs: A Retrospective Study of 20 Cases (2000-2002). Acta Veterinaria Brno. 72. 405-413. 10.2754/avb200372030405.


Sobre o autor

Felipe Garofallo é médico-veterinário (CRMV/SP 39.972), especializado em ortopedia e neurocirurgia de cães e gatos e proprietário da empresa Ortho for Pets: Ortopedia Veterinária e Especialidades. Agende uma consulta pelo whatsapp (11)91258-5102.

1.203 visualizações0 comentário

Comentários


Que tal receber grátis mais artigos incríveis como esse?

Obrigado(a)!

bottom of page