Acupuntura em cães
top of page

Acupuntura em cães

Atualizado: 23 de jan.

A acupuntura veterinária é um tipo de terapia que submete os cães à aplicação de agulhas finas em pontos específicos do corpo, sendo uma prática de terapia chinesa utilizada para tratar diversas doenças e tem ganhado espaço desde que estudos científicos comprovaram sua eficácia.



Atualmente, a acupuntura para cães é um excelente meio auxiliar os pacientes acometidos por doenças ortopédicas, especialmente no auxílio do controle da dor.


Indicação


A acupuntura veterinária é uma terapia que apresenta excelente benefícios para o alívio da dor em pacientes em recuperação de cirurgias ortopédicas, assim como reduz a dor de cães acometidos por doenças articulares, como a osteoartrite, e também auxilia na analgesia de pacientes acometidos com problemas de coluna como as hérnias de disco.


Os resultados da aplicação das agulhas finas em pontos específicos incluem a liberação de endorfinas para ajudar no bloqueio da dor, melhora da função nervosa, na circulação sanguínea e no desempenho do sistema imunológico.


Na Ortho for Pets, clínica especializada em ortopedia, as sessões de acupuntura duram cerca de 30 minutos, e é bem aceita pela maioria dos pacientes, alguns pacientes chegam até a dormir durante as sessões.


O número de sessões são determinadas por nossa veterinária acupunturista e variam de acordo com a necessidade de redução da dor em cada caso, mas geralmente variam entre 8 e 10 sessões.


Lesões agudas geralmente exigem um programa de tratamento mais curto, enquanto um plano mais longo e menos intensivo pode ser mais adequado para animais de estimação com problemas crônicos.


Em caso de interesse no tratamento com acupuntura, entre em contato com nossa equipe pelo whatsapp (11)91258-5102 para consultar e estabelecer um plano de tratamento para o seu pet.


Referências bibliográficas


Dias, Mirella & Barbosa, Mirian & Silva, Vanessa & Sá, Fabrício & Lima, Evilda. (2015). Clinical effect of acupuncture in dogs with neurological disorders. Revista Neurociências. 23. 562-566. 10.4181/RNC.2015.23.04.1054.05p.


Habacher, Gabriele & Pittler, Max & Ernst, Edzard. (2006). Effectiveness of Acupuncture in Veterinary Medicine: Systematic Review. Journal of veterinary internal medicine / American College of Veterinary Internal Medicine. 20. 480-8. 10.1892/0891-6640(2006)20[480:EOAIVM]2.0.CO;2.


Sobre o autor

Felipe Garofallo é médico-veterinário (CRMV/SP 39.972), especializado em ortopedia e neurocirurgia de cães e gatos e proprietário da empresa Ortho for Pets: Ortopedia Veterinária e Especialidades. Agende uma consulta pelo whatsapp (11)91258-5102.

Posts recentes

Ver tudo

Que tal receber grátis mais artigos incríveis como esse?

Obrigado(a)!

bottom of page