top of page
Buscar

Paralisia do nervo radial em cães

Atualizado: 23 de jan.

A lesão do nervo radial é uma condição que pode ser causada por traumas, lesões por esforço repetitivo ou compressão do nervo radial.


O nervo radial é responsável por controlar os músculos extensores do membro torácico e parte da sensação na região dorsal do membro. Quando o nervo radial é danificado, há paralisia do membro torácico e perda de sensibilidade ao toque na região.


Os sinais clínicos da lesão do nervo radial em cães incluem fraqueza ou paralisia do membro afetado, com incapacidade de apoiar o membro no chão.


Os dígitos do membro ficam dobrados para cima, em uma posição conhecida como "pata em flexão plantar", e o cão pode arrastar a pata no chão ao caminhar. Em alguns casos, pode haver perda de sensibilidade na região dorsal do membro.


A "pata em flexão plantar" é comum em cães com lesão do nervo radial, que é responsável por controlar os músculos extensores do membro torácico. Quando o nervo radial é lesado, há uma perda de controle muscular dos músculos extensores, resultando na falta de apoio e na incapacidade de estender o membro, e como resultado, os dígitos ficam dobrados para cima.


O diagnóstico da lesão do nervo radial é feito através do exame físico e da avaliação dos sinais clínicos. Exames complementares, como a eletromiografia, podem ser realizados para avaliar a função do nervo e determinar a gravidade da lesão.


O tratamento da lesão do nervo radial depende da causa e da gravidade da lesão. Em casos mais graves, pode ser necessário o uso de órteses para ajudar o cão a apoiar a pata afetada e melhorar a função muscular.


A fisioterapia pode ajudar no tratamento lesão do nervo radial em cães. A fisioterapia pode ajudar a melhorar a função muscular, a mobilidade articular e a circulação sanguínea na pata afetada. Além disso, a fisioterapia pode ajudar a prevenir a perda de massa muscular e a atrofia muscular, que podem ocorrer quando o cão não usa a pata afetada adequadamente.


Referências bibliográficas


Ettinger, S. J., & Feldman, E. C. (2010). Textbook of Veterinary Internal Medicine: Diseases of the Dog and Cat (7th ed.). Elsevier Health Sciences.


Laitinen-Vapaavuori, O. (2016). Radial nerve paralysis. In Small Animal Neurological Emergencies (pp. 405-407). John Wiley & Sons.


Sobre o autor

Felipe Garofallo é médico-veterinário (CRMV/SP 39.972), especializado em ortopedia e neurocirurgia de cães e gatos e proprietário da empresa Ortho for Pets: Ortopedia Veterinária e Especialidades. Agende uma consulta pelo whatsapp (11)91258-5102.

407 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page