top of page

Benefícios da diacereína em cães com doenças ortopédicas

Atualizado: 12 de abr.

A diacereína é um fármaco da classe dos inibidores da interleucina-1 beta (IL-1β), que pode ser usado em cães com osteoartrite para reduzir a inflamação e a dor articular.


A osteoartrite é uma doença articular degenerativa que afeta principalmente animais idosos, mas também pode ocorrer em cães jovens que sofreram lesões articulares traumáticas.


Antes de continuarmos, convido você a conhecer meu curso on-line "A Jornada da Recuperação: Dicas para Tutores de Cães e Gatos do Pré ao Pós-operatório", um guia completo para ajudar você a passar com tranquilidade pelo pré e pós-operatório da cirurgia do seu pet. Clique na imagem abaixo para adquirir o produto.



Voltando ao nosso tópico, a diacereína age reduzindo a atividade da IL-1β, que é uma proteína inflamatória que desempenha um papel importante no processo inflamatório e destruição articular observados na osteoartrite.


Ao inibir a ação da IL-1β, a diacereína ajuda a reduzir a inflamação articular e a dor associada à doença.

O uso de diacereína em cães pode ser combinado com outras terapias para a osteoartrite, como a fisioterapia e o controle do peso.


A diacereína é geralmente administrada por via oral, em forma de comprimidos, e é absorvida pelo trato gastrointestinal, atingindo a corrente sanguínea e, em seguida, as articulações afetadas. O tempo necessário para que os efeitos do medicamento sejam observados varia de acordo com a gravidade da doença e a resposta individual do animal ao tratamento.


Seu uso deve ser feito com cuidado em cães com problemas renais, hepáticos ou gastrintestinais. Além disso, o uso prolongado ou em altas doses pode levar a efeitos colaterais, como diarreia, vômitos e alterações hepáticas.


É importante lembrar que o uso de qualquer medicamento em cães deve ser prescrito e acompanhado pelo veterinário, que irá determinar a dose e a duração do tratamento adequados para cada caso específico.


Referências bibliográficas


Nganvongpanit, Korakot & Boonsri, Burin & Sripratak, Thatdanai & Markmee, Patsanan & Kongtaweelert, Prachya. (2014). Clinical Study on the Effects of Diacerein and Diacerein Combined with Chondroitin Sulfate on Canine Hip Osteoarthritis. Kafkas Universitesi Veteriner Fakultesi Dergisi. 20. 10.9775/kvfd.2013.10239.


Sobre o autor

Felipe Garofallo é médico-veterinário (CRMV/SP 39.972), especializado em ortopedia e neurocirurgia de cães e gatos e proprietário da empresa Ortho for Pets: Ortopedia Veterinária e Especialidades. Agende uma consulta pelo whatsapp (11)91258-5102.


733 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


Que tal receber grátis mais artigos incríveis como esse?

Obrigado(a)!

bottom of page