top of page
Buscar

Próteses para animais amputados

Atualizado: 10 de ago.

Outros nomes: exoprótese, endoexoprótese, limb salvage surgery, cirurgia de salvamento de membro, prótese 3D para cães.


Quais são os tipos de próteses para animais amputados?


As próteses para animais amputados possuem um design exclusivo para cada paciente, e são divididas em dois tipos, as próteses convencionais ou as endoexopróteses.


Uma prótese convencional é uma prótese não fixada dentro do osso, sendo utilizada somente externamente, sendo utilizada em animais que foram submetidos à amputação total ou parcial do membro.


Enquanto isso, uma endoexoprótese possui uma porção interna fixada dentro do osso, e uma exoprótese (porção externa e que recebe a impressão 3D).


As endopróteses possuem uma haste, placa, ou ambos, que é fixada ao osso do animal.


Nesse tipo de prótese, os tecidos moles são fixados em um colar. Há também uma pequena haste que permanece para fora da pele, sendo a região onde a impressão 3D é fixada, e pode ser trocada conforme o uso do animal.



Quando as endoexopróteses pode ser usadas?


As endoexopróteses evitam a amputação de todo o membro em casos de malformação, tumor ou trauma do membro e permite fornecer ao cachorro ou gato um membro totalmente funcional, reduzindo também danos para a coluna e outros membros.


Uma endoexoprótese é projetada para permitir o movimento como se o membro original ainda estivesse presente, e tem bons resultados para amputações nas extremidades.


Cada exoprótese é feita sob medida por uma equipe de veterinários e engenheiros via impressão 3D para acomodar perfeitamente a altura, peso e o andar natural de cada animal, sendo necessário na maioria dos casos que o paciente realize exame de tomografia computadorizada ou radiografia para o planejamento.


Quanto tempo dura uma endoexoprótese?


O tempo para troca de uma exoprótese depende muito do uso de cada paciente e do tipo de piso, mas geralmente, a substituição ocorre a cada 6 meses ou 1 ano.


Quais os principais riscos de uma cirurgia de endoexoprótese?


O maior risco da prótese para os animais amputados é a infecção, mas outras complicações incluem falha/quebra do implante e falha da pele em aderir ao colar.


A Ortho for Pets, clínica especializada em ortopedia e neurocirurgia veterinária em São Paulo, possui uma equipe de médicos-veterinários que realiza cirurgia de prótese para animais amputados. Entre em contato conosco e agende uma avaliação.


Sobre o autor

Felipe Garofallo é médico-veterinário (CRMV/SP 39.972), especializado em ortopedia e neurocirurgia de cães e gatos e proprietário da empresa Ortho for Pets: Ortopedia Veterinária e Especialidades. Agende uma consulta pelo whatsapp (11)91258-5102.


5.128 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page