top of page

Como cuidar do seu gato depois de uma cirurgia.

Atualizado: 12 de abr.

O momento após a cirurgia é fonte de dúvidas e preocupações para a maioria dos tutores de cães e gatos. Inclusive, você sabia que os cuidados nesse período são essenciais para o sucesso do procedimento? Confira abaixo os principais cuidados:



1) Repouso


Depois de chegar em casa, você deve manter seu gato aquecido e confortável fornecendo uma cama limpa, de preferência em um quarto silencioso e sem correntes de ar e a uma temperatura agradável.


Nesse período, é essencial evitar que ele corra, pule e que realize outras atividades extenuantes, e que possam causar tensão excessiva na ferida cirúrgica.


Antes de continuarmos, convido você a conhecer meu curso on-line "A Jornada da Recuperação: Dicas para Tutores de Cães e Gatos do Pré ao Pós-operatório", um guia completo para ajudar você a passar com tranquilidade pelo pré e pós-operatório da cirurgia do seu pet. Clique na imagem abaixo para adquirir o produto.



Voltando ao nosso tópico, para a maioria dos procedimentos, a atividade deve ser restringida por uma semana inteira após a cirurgia. Além disso, em hipótese alguma ele poderá sair de casa.


2) Alimentação Algumas horas depois de chegar em casa, você pode oferecê-lo aproximadamente metade da alimentação normal.


Caso ele coma e a quantidade fornecida e ainda aparente estar com fome, você pode oferecer o resto da refeição uma hora depois.


Alguns gatos sentem náuseas após a anestesia geral, portanto, dividir a refeição em porções menores pode diminuir o risco de náuseas e vômitos.

3) Água


Ao menos que você seja instruído de outra forma, o acesso a água não deve ser restringido.


4) Sonolência

Por ter recebido uma anestesia geral, esses medicamentos podem levar várias horas para sair do organismo e podem fazer com que alguns pacientes fiquem sonolentos por um dia ou mais.


Nas próximas 24 horas, o comportamento dele deve retornar gradualmente ao normal, no entanto, contate o médico veterinário caso você esteja preocupado(a). 5) Tosse

Durante a anestesia, o gato poderá ser entubado para administração de oxigênio e gás anestésico e isso pode causar uma leve irritação na traquéia, causando tosse.


A tosse pós-cirúrgica geralmente diminuirá nos próximos dias, mas, caso a tosse persista ou piore, entre em contato com o veterinário. 6) Cuidados com a ferida cirúrgica

É importante ressaltar que você deve colocar em seu gato um colar protetor do tipo elizabetano (também chamado de “cone”) para evitar o contato da boca do animal com os pontos.

A princípio muitos gatos acham os colares estranhos e tentam removê-los ou ficam imóveis. No entanto, após um curto período, a maioria dos gatos se acalma e tolera o uso do colar. Não deixe ele sem o colar, mesmo caso apresente um comportamento estranho no primeiro momento.


É importante manter o colar o tempo todo, ao invés de colocá-lo e tirá-lo. Leva apenas alguns segundos para o gato remover os pontos ou danificar o local da cirurgia. Se o seu gato conseguir remover os pontos, vá para o hospital o mais rápido possível.


A incisão deve ser estar limpa e as bordas devem estar unidas. A pele ao redor da incisão deve ser de uma cor normal ou rosa-avermelhada.


Em gatos de pele clara, hematomas podem ser vistos ao redor do local da cirurgia. Eles podem não aparecer até alguns dias após a cirurgia e, em alguns casos, o hematoma pode surgir grande demais em comparação com o tamanho da incisão.


O hematoma ocorre devido à infiltração de sangue sob as bordas da pele e é uma ocorrência normal. Em alguns casos, uma pequena quantidade de sangue pode vazar de uma nova incisão por até vinte e quatro horas, especialmente se o animal for muito ativo.

Caso você note alguma alteração no local da cirurgia, você entrar em contato com o hospital imediatamente, fique de olho em mudanças como: drenagem contínua ou excessiva do sangue, vazamento intermitente de sangue que continua por mais de vinte e quatro horas, inchaço em excesso ou vermelhidão da pele, e cheiros desagradáveis ​​ou secreção.

7) Cuidado com os pontos O cuidado com os pontos é essencial no período pós-operatório. Aqui no site há uma publicação somente sobre o assunto, e você pode acessá-la clicando aqui.

8) Remoção dos pontos Em geral, a maioria dos pontos de pele ou suturas são removidos e de sete a quatorze dias após a cirurgia; o tempo real depende do tipo de procedimento. Em alguns casos, o veterinário pode usar suturas que não necessitem remoção (suturas absorvíveis). Esses fios são colocados sob a pele do animal e serão dissolvidos nas próximas semanas. Se você tiver alguma dúvida sobre os pontos, entre em contato com o seu veterinário. 9) Retorno às atividades normais O retorno às atividades dependerá do tipo de cirurgia que seu gato foi submetido. Na maioria dos casos, a atividade precisará ser restringida por pelo menos uma a duas semanas ou até que as suturas sejam removidas. Cirurgias ortopédicas por exemplo, podem necessitar de uma período de repouso maior, como oito semanas, ou até mais. Durante o tempo com a sutura, é importante limitar a atividade do seu gato para evitar que a incisão se abra. Evitar banhos durante esse período também é essencial, uma vez que a umidade pode ajudar a introduzir bactérias na ferida e causar infecções.


10) Medicações do pós-operatório Após a cirurgia, medicamentos para a dor ou outros medicamentos orais podem ser recomendados para casa. Se você recebeu qualquer receita para administrar, leia com atenção e certifique-se de administrar todos os medicamentos conforme as instruções. Se você estiver tendo problemas para administrar o remédio, entre em contato com a equipe responsável pela cirurgia para receber instruções de como fornecer a medicação ou da possibilidade para realizar a medicação por injeção, caso possível.


Sobre o autor

Felipe Garofallo é médico-veterinário (CRMV/SP 39.972), especializado em ortopedia e neurocirurgia de cães e gatos e proprietário da empresa Ortho for Pets: Ortopedia Veterinária e Especialidades. Agende uma consulta pelo whatsapp (11)91258-5102.

37.638 visualizações4 comentários

Posts recentes

Ver tudo

4 Comments


Bom dia! Minha gata vai fzr uma cirurgia para remoção de hérnia. Quantos dias pra ela voltar a atividade normal após a retirada dos pontos ?

Like

Minha gata já tem dois dias que tirou os pontos. Posso soltar ela. Ela ta presa. Ou tenho que esperar mais um pouco. Obrigada

Like

Jucelia santos
Jucelia santos
Apr 19, 2023

Após a mastectomia é normal o pelo cair excessivamente?

Like
Replying to

Olá Jucélia! Após uma cirurgia a queda de pêlos pode ser maior.

Like

Que tal receber grátis mais artigos incríveis como esse?

Obrigado(a)!

bottom of page