top of page
Buscar

Osteocondrodisplasia em gatos

Atualizado: 23 de jan.

A osteocondrodisplasia é uma doença genética que afeta a formação normal do tecido cartilaginoso e ósseo, levando a deformidades esqueléticas. Em gatos, a raça Scottish Fold é particularmente afetada por essa doença.


A raça Scottish Fold é conhecida por suas orelhas dobradas para frente, resultantes de uma mutação genética.


Infelizmente, essa mutação também está relacionada com a osteocondrodisplasia, que pode levar a uma série de problemas de saúde.


A doença é causada por uma mutação no gene responsável pela produção de colágeno, que é essencial para o desenvolvimento saudável do tecido cartilaginoso e ósseo.


A mutação genética que causa a osteocondrodisplasia em gatos da raça Scottish Fold está localizada no gene COL11A2. Esse gene é responsável pela produção de uma proteína chamada colágeno tipo XI, que é essencial para a formação e manutenção do tecido cartilaginoso e ósseo. A mutação afeta a estrutura e a função dessa proteína, levando a deformidades esqueléticas características da doença.


Os gatos Scottish Fold afetados pela osteocondrodisplasia apresentam diversas deformidades esqueléticas, incluindo pernas curtas, joelhos e cotovelos voltados para fora, patas grandes e achatadas, ossos do pescoço mais curtos e mais grossos, além de anormalidades na estrutura da coluna vertebral.


Essas deformidades podem levar a problemas de locomoção, dor e incapacidade física, o que pode afetar significativamente a qualidade de vida do gato.


Infelizmente, não existe cura para a osteocondrodisplasia, e o tratamento é baseado na gestão dos sintomas.


Isso pode incluir medicamentos para aliviar a dor, terapias físicas para melhorar a mobilidade e suporte nutricional para ajudar a manter a saúde óssea e articular.


A prevenção da osteocondrodisplasia em gatos Scottish Fold envolve a seleção cuidadosa dos reprodutores, evitando a reprodução de animais afetados pela doença.


É importante que os criadores trabalhem em estreita colaboração com veterinários especializados em genética animal, que podem oferecer aconselhamento sobre o manejo da doença e a seleção de reprodutores saudáveis.


Em resumo, a osteocondrodisplasia é uma doença genética séria que afeta os gatos da raça Scottish Fold.


Embora não haja cura para a doença, os sintomas podem ser gerenciados para garantir uma vida mais confortável ao animal.


A prevenção da osteocondrodisplasia é fundamental, envolvendo a seleção cuidadosa de reprodutores saudáveis e o trabalho em conjunto com especialistas em genética animal.


Referências bibliográficas


Malik R, Kelly S, Boland L, Brownlie S, Church DB, Gunew MN. Scottish Fold Osteochondrodysplasia: further evaluation of a feline model of genetic osteochondrodysplasia. Aust Vet J. 2016 Apr;94(4):81-6.


Sobre o autor

Felipe Garofallo é médico-veterinário (CRMV/SP 39.972), especializado em ortopedia e neurocirurgia de cães e gatos e proprietário da empresa Ortho for Pets: Ortopedia Veterinária e Especialidades. Agende uma consulta pelo whatsapp (11)91258-5102.

790 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page