top of page

Por quanto tempo devo passear com meu cão?

Atualizado: 23 de jan.

A quantidade de tempo que seu cão pode passear pode depender de vários fatores, como a idade, a saúde, a raça e o nível de atividade do cão.

Em geral, os cães adultos saudáveis precisam de pelo menos 30 minutos a uma hora de atividade física diária, o que pode ser alcançado através de caminhadas, corridas, jogos ou brincadeiras em parques para cães.


No entanto, é importante lembrar que os cães mais jovens, idosos ou aqueles com problemas de saúde podem precisar de atividade física com moderação ou em intervalos mais curtos. Além disso, algumas raças de cães têm necessidades de exercício mais elevadas do que outras.


Por exemplo, um Border Collie ou um Pastor Alemão são raças ativas e energéticas que precisam de mais exercício do que um Buldogue Inglês, que é uma raça mais preguiçosa.


Quando for passear com seu cão, é importante prestar atenção em sinais de cansaço ou desconforto, como ofegar excessivamente, desidratação, mancar ou andar devagar. Se o seu cão mostrar esses sinais, pare a caminhada e dê a ele tempo para descansar. Você também pode consultar um veterinário para saber a quantidade de atividade física ideal para seu cão, especialmente se ele tiver condições de saúde pré-existentes.


Referências bibliográficas


Laflamme, D. P. (2012). Understanding and managing obesity in dogs and cats. The Veterinary clinics of North America. Small animal practice, 42(2), 393-407. doi: 10.1016/j.cvsm.2012.01.001

Rooney, N. J., & Cowan, S. (2011). Training methods and owner–dog interactions: Links with dog behaviour and learning ability. Applied Animal Behaviour Science, 132(3-4), 169-177. doi: 10.1016/j.applanim.2011.03.007


Sobre o autor

Felipe Garofallo é médico-veterinário (CRMV/SP 39.972), especializado em ortopedia e neurocirurgia de cães e gatos e proprietário da empresa Ortho for Pets: Ortopedia Veterinária e Especialidades. Agende uma consulta pelo whatsapp (11)91258-5102.

82 visualizações0 comentário

Comments


Que tal receber grátis mais artigos incríveis como esse?

Obrigado(a)!

bottom of page