top of page

Osteoartrite em cães

Atualizado: 23 de jan.

A osteoartrite é uma doença articular degenerativa crônica que afeta muitos cães, especialmente aqueles em idade avançada. É uma das principais causas de dor, diminuição da mobilidade e qualidade de vida em cães idosos.


A osteoartrite em cães ocorre quando a cartilagem articular que protege as superfícies ósseas se desgasta, resultando em atrito ósseo e inflamação da articulação.


Isso pode levar à formação de osteófitos (crescimentos ósseos anormais), derrame articular e danos permanentes às estruturas articulares. A causa da osteoartrite em cães pode variar, incluindo fatores genéticos, obesidade, lesões articulares prévias e doenças articulares inflamatórias.


Os sintomas da osteoartrite em cães incluem dor ao movimentar, rigidez, dificuldade em se levantar, mancar e diminuição da atividade física.


A osteoartrite também pode levar a mudanças comportamentais, como ansiedade, agressividade e irritabilidade. Em casos graves, pode haver deformidade articular e perda de função da articulação afetada.


O diagnóstico da osteoartrite em cães é baseado na história clínica, exame físico e exames de imagem, como radiografias e tomografia computadorizada (TC).


O objetivo do tratamento da osteoartrite é reduzir a dor, diminuir a inflamação e manter a função articular.


O tratamento pode incluir mudanças na dieta e no exercício, suplementos nutricionais, medicações anti-inflamatórias e analgésicas, fisioterapia, acupuntura e cirurgia.


A prevenção da osteoartrite em cães envolve o gerenciamento adequado do peso corporal, exercícios regulares, alimentação saudável e prevenção de lesões articulares. Também é importante monitorar sinais de osteoartrite em cães idosos e fornecer cuidados adequados para manter a qualidade de vida do animal.


A osteoartrite em cães é uma condição comum e debilitante que requer diagnóstico e tratamento adequados para melhorar a qualidade de vida do animal.


Com o manejo adequado, muitos cães com osteoartrite podem continuar a levar uma vida ativa e confortável.


É importante consultar um veterinário se seu cão apresentar sinais de osteoartrite para que possa ser feito um diagnóstico e plano de tratamento adequado


A Ortho for Pets, clínica especializada em ortopedia e neurocirurgia veterinária em São Paulo, possui uma equipe de médicos-veterinários que realiza tratamento para osteoartrite para cães e gatos. Entre em contato conosco e agende uma avaliação.


Referências bibliográficas


Johnston SA. Osteoarthritis. Joint anatomy, physiology, and pathobiology. Vet Clin North Am Small Anim Pract. 1997 Nov;27(6):699-723.


Lascelles BD, Roe SC, Smith E, Reynolds L, Markham J, Marcellin-Little DJ, et al. Evaluation of a therapeutic diet for feline degenerative joint disease. J Vet Intern Med. 2010 Mar-Apr;24(2):487-95.


Sobre o autor

Felipe Garofallo é médico-veterinário (CRMV/SP 39.972), especializado em ortopedia e neurocirurgia de cães e gatos e proprietário da empresa Ortho for Pets: Ortopedia Veterinária e Especialidades. Agende uma consulta pelo whatsapp (11)91258-5102.

444 visualizações0 comentário

Comments


Que tal receber grátis mais artigos incríveis como esse?

Obrigado(a)!

bottom of page