A lesão do nervo isquiático em cães e gatos é uma condição relativamente comum que pode afetar a mobilidade e a qualidade de vida dos pets.
O nervo isquiático é um dos principais nervos da parte posterior do corpo, responsável pelo controle motor e sensorial dos membros pélvicos.
As lesões no nervo isquiático podem ocorrer devido a trauma, compressão ou compressão crônica, resultando em sintomas como fraqueza nos membros pélvicos, dificuldade em levantar-se, dor, perda de reflexos e perda de sensibilidade na região.
O diagnóstico da lesão do nervo isquiático pode ser feito através de exame físico, histórico clínico, eletromiografia ou exame de ressonância magnética.
A fisioterapia pode ser uma parte importante do tratamento da lesão do nervo isquiático, ajudando a melhorar a mobilidade e a função das pernas traseiras. Os exercícios fisioterapêuticos podem incluir caminhadas, natação, terapia a laser e exercícios de fortalecimento muscular.
Referências bibliográficas
De Lahunta, A., & Glass, E. N. (2009). Veterinary neuroanatomy and clinical neurology (3rd ed.). Saunders/Elsevier.
Mariani, C. L. (2012). The veterinary technician's pocket partner: a quick access reference guide (2nd ed.). Cengage Learning.
Sobre o autor
Felipe Garofallo é médico-veterinário (CRMV/SP 39.972), especializado em ortopedia e neurocirurgia de cães e gatos e proprietário da empresa Ortho for Pets: Ortopedia Veterinária e Especialidades. Agende uma consulta pelo whatsapp (11)91258-5102.
Comments